Configurar Modo Grafico - by CH3RN0B0Y

Started by Ch3rn0b0y, 16 de June , 2008, 04:34:17 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Ch3rn0b0y

Bom galera nesse tutorial eu irei encinar a vcs como baixar, atualizar e instalar os pacotes apt no debian...esse é para os iniciantes que tiverão a mesma duvida que eu.

A primeira vez depois que você instala o Debian no seu sistema você se assusta logo quando vê uma tela preta escrito o nome da sua máquina e na frente login né? Mas não se assuste o debian foi instalado sem seus pacotes necessarios, vamos dizer assim ele fez uma instalação simples e neste tutorial eu abordarei como você pode deixar o seu debian em modo gráfico.

Então a primeira coisa a fazeré digitar seu login e senha no terminal.

Porque você está como um usuario comum e não superusuario(root) por causa do $ agora para você configurar sua conexão ADSL você devera ficar como root, escreva no prompt su (aperte enter) e a senha root e logo apos aperte enter.

Agora sim você está como root no sistema, aogra vamos para a principal alvo do tutorial, gerenciar os pacotes APT. Primeiramente você deverá digitar no terminal se sua conexão foi ADLS:

pppoeconf

Após ter feito isso você ira apertando enter em todas as opções e logo você verá a opção de colocar o usuario. Nela você colocara o e-mail que você usa na sua conexão com a internet, ná próxima vocÊ coloca sua senha. E logo após é só ir apertando ENTER.

Bem agora que sua conexão com a intenet está configurada nós iremos agora ir ao objetivo do tutorial que é instalar pacotes. Você como usuario root do sistema ira digitar o seguinte comando:

nano /etc/apt/sources.list

E aparecera um nome escrito:

deb cdrom: [Debian GNU/Linux _Sarge_ NetInst]/ stable main

num editor de texto claro como o terminal mas ai é facil ;) isso é facin.

Ahh lembrando que se você não tiver o cd do debian, você podera apagar a linha deb cdrom: [Debian GNU/Linux _Sarge_ NetInst]/ stable main, mas claro com o usuario root.

nano /etc/apt/sources.list e apaga a linha.

Toda vez que você for fazer alguma alteração no sources.list sempre que você sair dele você faiz uma atualização do banco de dados do pacote. Devido as listas de pacotes disponiveis nos repostitorios de pacote do debian poderem mudar sempre, você sempre precisa tambêm instruir a apt para fazer o download dessas listas e atualizar seu banco de dados sempre.

Para isso apenas digite:

apt-get update =]

Sempre que você for instalar novos pacotes no sistema você deverá dar esse comando ;)

e pronto reinicie o sistema e você estrá em modo gráfico.

Eu gotaria de mandar uns agradecimentos ao Cooler que me ajudou no meu inicio com o deb ;)
Nossa nação bonita de suspensórios e botas, somos vigilantes peitos de aço com a bandeira do brasil no braço, amor a patria é nossa ferramenta. (Ch3rn0b0y)  SkinHeads Brasil.