iniciate no lnux

Started by julio_maragata, 16 de May , 2006, 04:07:42 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

julio_maragata

ola tive a ver qe vcsx percebem mesmo disto estao eu tenho umas duvidas

e assim uma vez tive a ler uma apostila sobre linux e falava no modo texto e pa mim aqilo era mto dificil tinha qe se por mtos codigos pa instalar, mas proonto isso se clahar seria outro linux
1-cmo faço para ter o win xp e o linux no mesmo pc
2-logo qe eu instalar o linux vou ter internet ou vou ter qe instalar tudo cmo se pc fosse novo?
3-qual e o melhor linux qe vcs acham?
4-podem me dar uma lista de progs qe sejam eqivalentes
5- se eu alguma vez me fartar do linux basta desintalalo e o pc volta ao normal?

porfavor me ajudem
eu ja ouvi flar mto do linux e adorava mto instalalo mas ainda nao tive coragem suficiente

vlw e espero ansiosamente pela vossa resposta

abobre

Vamos as respostas :

Ao instalar o linux vai chegar uma parte que ele vai perguntar se vc quer instalar o LILO, vc respondi sim, atraves dele vc vai escolher com qual S.O vc vai querer mexer.
Não, apenas você vai precisar configurar a sua internent(Apenas os dados como, login,senha,etc)
Isso é muito relativo, pois cada um tem a sua preferencia, mas para um usuário iniciante recomendaria a instalação do kurumim, ele eh de facil manuseio e muito facil de instalar.
Sem resposta !! ::) ::)
Sim, caso você não queira mais mexer com o linux, basta desistalar do pc.

Obs: Ao instalar o lilo vc vai precisar descomentar algumas linhas de comando dele, eu não me lembro agora quais sao as linhas(Estou no Windows), recomendo que vc acesse esse excelente site e pesquise sobre o LILO  http://www.guiadohardware.net

As minhas respostas foram baseadas no Kurumin, pois por enquanto estou usando essa distro...

Boa sorte e bons estudos com o linux !!!

ateh +

julio_maragata

obrigado pela sua resposta eu ja fiz o download do kurumin

Ch40s_B0y

o kurumin roda do CD....usa ele apartir do CD pra vc dar uma sakada de como eh os eskema =) e dpois posta duvidas
\o/

::)

julio_maragata

pois eu fiz o download do kurumin e do slax
no kurumin eu fiz o download de duas coisas nao percebi bem o qe eram a diferença era q (tinham o nome igual) so qe no final um tinha 6 e outro um sete, dps de de o kurumin deectar e de eu me logar pedi ara ir para o ambiente grafico acontece fica preso numa tela branca com um rato
ATENÇAO: eu so esperei um minuto nesse tela branca
                eu so gravei no cd um dos ficheiros do kurumin aqele qe dizia no final 6

Slax: com o slax correu tdo bm menos uma coisa
      o teclado estava quse tudo em mas aqelas teclas especias "#$%&/()=?*ª:ç:; e isso tavam todas trocadas

alguem me pdoe ajudar por favor

rodweb

se vc baixou o kurumin 6.0 é o seguinte...

o arquivo kurumin-6.0.iso vc tem q gravar no cd como Imagem...não imagem de foto e tals :P

o arquivo kurumin-6.0.md5sum.txt serve pra vc ver se o kurumin-6.0.iso tah corrompido

quando vc da boot no kurumin a tela branca q eu lembro é a do começo q vc tem q escolher a resolução...

se for 1024 x 768 digita fb1024x768
se for 800 x 600 digita fb 800x600

...

flws...

julio_maragata

obrigado ai
prob qe eu nao fiz o download desse arquivo de texto

rodweb

mais ele só serve pra ver se o .iso tah corrompido, vc não é obrigado a baixar ele

julio_maragata

pois e o o kurumin funcionou mas so passados 10 min e qe saiu dessa tela branca pq eu comecei a carregar em varios botoes nao sei qual deles carreguei por isso nunca mais vou poder usar o kurumn
tou a adorar mto o slax mas o prob e mmo o teclado adorava saber cmo resolve este prob como sou iniciate ainda nao sei as pastas onde configurar

nibbles

vamos lá...
em uma distribuição que não seja live cd (um que seja preciso de fato instalar no pc) você terá que particionar o seu HD no caso de usar Linux e Windows você necesitará de no mínimo 3 partições
1 pro windows
1 pro /
1 pra memória swap que é recomendável o tamanho de o dobro de sua memória RAM mas que não precisa ser maior que 1GB
meio complicado? parece complicado mas é simples...
no caso de programas equivalentes, existe um  programa chamado Wine que roda os mesmo programas windows no linux..
A melhor distribuição depende da pessoa.. eu gosto de slackware..

Quote from: "abobre"Obs: Ao instalar o lilo vc vai precisar descomentar algumas linhas de comando dele, eu não me lembro agora quais sao as linhas(Estou no Windows), recomendo que vc acesse esse excelente site e pesquise sobre o LILO  http://www.guiadohardware.net

pelo menos no meu slack não precisei descomentar linha alguma... só mudei o arquivo pra diminuir o tempo de espera...

AH! ANTES QUE ME ESQUEÇA JULIO_MAGARATA
ESCREVA EM PORTUGUÊS!!!

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

julio_maragata

oi
obg pelas vossas respostas ja consegui
ao percebi essa de vc dizer pa eu escrever em portugues eu escrevi

Cloudy

Não entendi bulhufas...

Quoteoi
obg pelas vossas respostas ja consegui
ao percebi essa de vc dizer pa eu escrever em portugues eu escrevi

Acho que ele quis dizer pra vc escrever direito, sem essas abreviações, com regras de pontuação, etc.

Vou te mostrar uns exemplos que vc escreveu, que é muito chato de se ficar lendo:

Quoteqe = que
cmo = como
aqilo = aquilo
pa = pra/para
clahar = ????
cmo = como
flar = falar
aqele = aquele
prob = problema
prog = programa
obg = obrigado
Entre outro...

Então é isso, tente fazer essas alterações no seu vocabulário, mais melhorar o estilo dos seus posts, vai ficar mais fácil de entender, e provávelmente receberá mais respostas.

Ah, e pontuação é importantíssimo! Uma virgula muda tudo, por exemplo:
"Não fui à feira."
"Não, fui à feira"

Entede? As vezes vc fica sem entender o post por causa de um ponto.

E eu vou ser sincero com vc. Eu, quando vejo um post muito abreviado, com muitos erros, sem pontos, eu nem comento, não respondo, pois é muuuuito chato vc ter que ler textos assim.

...by Cloudy
"You have to be trusted by the people tou lied to, so when they turn their back on you, you have the chance to the put the knife in." (Roger Waters)

...by Cloudy

nibbles

abreviações até passam, são chatas mas passam...
agora, o cara não sabe como montar uma frase que tenha nexo direito

mas isso é só um conselho pro julio... quem vai parecer analfabeto é ele, não eu :)

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

julio_maragata

peço desculpa por usar abreviaçoes mas como eu sou portugues em portugal usam-se estas abreviaçoes, tal como voces no brasil usam por exemplo vlw para valeu ou 100 para sem
adeus
ate +