A importância de C++

Started by Anonymous, 10 de June , 2006, 07:11:27 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Anonymous

Para que serve C++

Mesmo que não seja programador, se você utiliza computadores de alguma maneira, então a linguagem C++ é importante para você. Isto porque a grande maioria dos programas vendidos comercialmente começa sua existência na forma de código C++.

Processadores de texto, como o Microsoft Word e o Lotus Word Pro; planilhas, como o Excel e o Lotus 1-2-3; programas de bancos de dados; sistemas operacionais; Web browsers, como o Microsoft Internet Explorer e o Netscape Navigator; jogos e outros aplicativos multimídia; programas de autoria em multimídia; e até os ambientes de programação para outras linguagens, como o Visual Basic, tudo é desenvolvido em linguagem C++.

Por que C++?

C++ é uma linguagem poderosa, capaz de resolver qualquer tipo de problema computacional. Não há limites para o que um bom programador C++ é capaz de fazer.

C++ está estruturado de maneira a permitir o acesso a todos os recursos do sistema operacional e do próprio hardware.

No passado, C++ foi considerado uma linguagem difícil de aprender e de utilizar. Hoje em dia, existem excelentes compiladores e ambientes de desenvolvimento que facilitam a programação em C++ para todas as plataformas de computação importantes: Windows, Macintosh, Unix, computadores baseados em processadores Alpha, computadores de mão no estilo palmtop, ambientes operacionais IBM, mainframes, supercomputadores, máquinas de video game, e por aí afora.

Quando você vê aqueles jogos de computadores com efeitos incríveis, você está diante de mais um testemunho do poder e flexibilidade de C++.

O código gerado pela compilação de um programa C++ é altamente otimizado, compacto e veloz. Por isso, C++ se presta também para o desenvolvimento de sistemas embutidos. Trata-se de programas usados em dispositivos que não são necessariamente computadores, mas que contêm microprocessadores que rodam software: telefones celulares, automóveis, fornos de microondas, aparelhos de videocassete, caixas decodificadoras de TV, sistemas de alarme, sistemas de controle industrial, e muitos outros. E saiba que esse mercado deverá crescer muito nos próximos anos. Cada vez mais os aparelhos vão conter software, geralmente sem que o usuário sequer se dê conta disso.

C++ é também muito usado para a chamada programação de sistemas (systems programming), como a criação de drivers de dispositivos (device drivers) e programação de baixo nível em geral, com acesso direto ao hardware.

Com C++, é possível acessar todo e qualquer protocolo de comunicação. Por isso, C e C++ são as linguagens favoritas de hackers, crackers, phreackers e outros gênios do mal. Para ter uma chance de lutar contra eles e entender seus métodos, um bom domínio de C++ é indispensável.

Mas C++ se presta também à programação de alto nível, como acesso a banco de dados e programação multimídia. O recém aprovado padrão C++ incluiu os templates, que são gabaritos que facilitam a criação de classes de objetos e encorajam a programação em alto nível.

Outro motivo do sucesso de C++ é o fato de sua implementação de orientação a objetos viabilizar o desenvolvimento de software confiável e com alto nível de reaproveitamento (quando desenvolvido por bons programadores).

O padrão ANSI

Recentemente o American National Standards Institute (ANSI) aprovou e publicou um padrão para a linguagem C++. Esse padrão é resultado de um cuidadoso trabalho que demorou oito anos para ser concluído pelo comitê encarregado.

A padronização garante a C++ o status de padrão reconhecido internacionalmente, independente de fabricantes e de plataformas. Assim, um bom programador C++ tem uma habilidade capaz de lhe garantir reconhecimento (e emprego) em qualquer lugar do mundo.

C++ e Java

Hoje em dia, a linguagem Java está se firmando como outra importante linguagem, no desenvolvimento para a Internet e na programação em geral. Java foi fortemente influenciada por C++, de modo que as duas linguagens têm muito em comum. Por isso, é fácil para um programador C++ aprender Java, e vice versa. Juntas, essas duas linguagens representarão a base para a programação profissional nos próximos anos.

Assim, se o Brasil pretende de alguma forma ocupar um lugar no mercado mundial de software, é importante difundir já o treinamento e a utilização dessas linguagens, juntamente com os princípios de orientação a objetos sobre os quais elas se baseiam.

O programador que dominar essas linguagens e tiver uma sólida formação em orientação a objetos estará preparado para trabalhar em qualquer ambiente de desenvolvimento computacional, no presente e no futuro previsível.

Junte-se à elite


Quando você ouve falar daquelas cobiçadas vagas, acompanhadas de mil mordomias no Vale do Silício, saiba que muitas delas se destinam a pessoas com profundos conhecimentos de C++.

O fato é que, por causa de todas essas características, C++ proporciona ao programador uma visão única e abrangente de todos os níveis dos sistemas computacionais. Por isso, o profissional que tem uma vivência em C++ é respeitado em todos os círculos como uma pessoa apta a ser competente em qualquer área na qual venha a atuar no universo da computação.


http://www.tarcisiolopes.com

Anonymous

Adoro este texto hehe
Muito bom !!

slul

Quote from: "r1c4rdo1988"Adoro este texto hehe
Muito bom !!

hahaha tbm o maior programador C++ do fórum tem como obrigação adorar um tópico relativo a sua principal experiencia, você é muito bom programador sem desmerecer claro os outros grandes programadores que existem aqui no fórum como por exemplo o ccoder que apesar de ter iniciado a convivência no fórum recentemente me parece um ótimo programador...

Anonymous

É Slul hehe
eu também acho sua ideia apoiavel !!

nibbles

os dois manjam muito mesmo :X
deu mais vontade de aprender C++ agora huahuauha =D



"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."