Monte um módulo Infra Vermelho (IrDA) com R$ 10,00

Started by ÐarkSpawn, 20 de October , 2006, 05:39:09 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Ðark$pawn

Quem de nós, lendo o manual de uma placa-mãe, não deparou ao menos uma vez com um conector chamado SIRCOM ou IRDA e nos perguntamos qual seria a utilidade do mesmo? Ou então conhecemos sua utilidade, possuímos celular ou PDA com a porta, porém não queremos gastar mais de R$100 em um raro módulo IrDA. Pois bem, neste tutorial explicarei como montar um por menos de R$10. Praticamente toda placa-mãe vem com o hardware necessário para a comunicação via infravermelho, porém quase nenhuma acompanha o modulo terminal necessário. Ele consiste simplesmente nos diodos de emissão e recepção e em alguns outros poucos componentes, pois, como disse, todo o hardware base se encontra na própria placa-mãe.
Para construí-lo você necessitará de conhecimentos básicos de eletrônica e soldagem, e alguns componentes facilmente encontrado no mercado.

Primeiramente confira no manual da sua motherboard se ela possui a porta SIRCOM e localize-a. Vá ao SETUP e ative-a, não se esquecendo de ativar o modo full-duplex, que permite que a interface envie e receba dados simultaneamente, o que aumenta consideravelmente a velocidade (desative essa opção se estiver enfrentando problemas).

Agora vamos colocar a mão na massa. Você precisará de:

• 1 LED infravermelho (Escuro);
• 1 Foto-diodo infravermelho (Transparente);
• 2 Transistores BC548 (visto de frente, com os terminais voltados para baixo, sua pinagem é coletor, base e emissor);
• 1 Capacitor de 10 nF;
• 1 Resistor de 4K7 (Amarelo, Roxo, Vermelho);
• 1 Resistor de 47 K (Amarelo, Roxo, Laranja);
• 1 Resistor de 15 K (Marrom, Verde, Laranja);
• 1 Resistor de 22 ohms (Vermelho, Vermelho, Preto);
• 1 Resistor de 1 K (Marrom, Preto, Vermelho);
• 1 Placa de cobre com os devidos materiais para criar o circuito (caneta de retroprojetor, percloreto de ferro, perfurador);
• Cabo flat de 10 vias c/ conector;
• Caixa plástica.

Obs: todos os resistores são de 1/8 W.

Desenhe na placa de cobre esse circuito:

Logo após desenhá-la com a caneta de retroprojetor, mergulhe-a no percloreto de ferro e aguarde a perfeita remoção do cobre indesejado. Fure-a com o perfurador, encaixe e solde os componentes conforme a ilustração:

K e A se referem ao ânodo e ao catodo dos diodos.

Verifique no manual da placa-mãe a pinagem da porta SIRCOM e conecte-os à placa (+VCC, TX,RX e GND) utilizando o conector e o flat de 10 vias. Termine por acomodar a placa na caixa plástica observando que os diodos devem possuir orifícios para que a luz chegue até eles. Use sua criatividade caso deseje um meio de fácil remoção do modulo, pois não é muito prático ter que abrir o gabinete para retirá-lo.

Como resolvi fazer este tutorial após ter concluído o meu módulo, abaixo seguem algumas fotos dele. Ele ficou um pouco superdimensionado, pois não tenho muita prática com eletrônica. Para poder remover o módulo sem precisar abrir o gabinete utilizei conectores DB9, como se pode ver nas fotos:

Logo que tudo estiver pronto é só apontar o dispositivo (celular, PDA, ou mesmo outro pc) para o módulo que acabamos de construir e o mesmo deverá ser detectado pelo sistema.

Basta seguir as instruções para enviar e receber arquivos.

Autor: Fábio Vione
Fonte: PCForum.com.br

tiaguito-.-

Nossa kara mto bom, eu tinha uma apostila sobre isso mais nao sabia quais eram os compnentes que eu precisava vlw ae DarkSpawn
Não tenho medo do escuro, nem do que tem nele, medo do escuro é pra fracos, e vc é um?
Meu MSN ta ali, se quiser add, add mais nun fala bosta não =P

DarkGenesis

Nossa, este projeto é muito simples, eu que pensava que era super dificil fazer um Infra e agora vi que estava completamente enganadado.

Foi bom para eu relembrar meus bons tempos de eletrônica. ;D

mrx

Voltando a ativa. ;P