2 OS em 1 PC [DUVIDA]

Started by alissonvn, 25 de November , 2006, 05:24:28 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

alissonvn

pessoal eu tenho 2 hd's,um de 120 e um de 80,no de 80 tem o windows xp e no de 120 não tem nada,nada mesmo,eu queria instalar o linux ubuntu no de 120,e poder escolher em qual dos sistemas operacionais eu quero entrar,será que vai dar certo??,é só eu instalar e quando eu iniciar o pc vai perguntar???,ah eh,e eu quero instalar mesmo,não quero rodar direto do cd...por favor alguem me ajude,muito obrigado,flw

insanity

Basta instalar o Gnu/Linux e configurar o lilo ou grub ...

Anonymous

Seguinte cara o ubuntu pelo que eu li,usa o grub, mas se o lilo for o caso vc faz o seguinte, instala
no hd de 120 o linux, e deixa esse hd como boot, as vezes o lilo já detecta sozinho o windows do outro
hd, caso isso nao venha a ocorrer é só vc adicionar as seguintes linhas no /etc/lilo.conf:

other=/dev/hdb  <- aqui estou levano em conta que seu segundo hd está como hdb, vc tem que verificar.
label=Windows

depois loge como root, digite lilo, se tudo ocorrer bem vai aparecer os sistemas que foram adicionados
daí é só reiniciar e pronto.

Ps: isso é para o gerenciador lilo, mas o grub deve ser parecido o esquema.

NetKiler

para o Ubuntu, se não me engano, na maioria das veses ja reconhece automaticamente, caso isto não ocorra basta editar o Grub (/boot,gruub,menu.lst)
e adicionar isto:

title      Windows 95/98/NT/2000
 root      (hd1,0)
 makeactive
 chainloader   +1

levando em conta que seu windows esta na primeira partição de seu hd secundario

acho que é isso, corrijam-me se estiver errado.

insanity

Quote from: "NetKiler"para o Ubuntu, se não me engano, na maioria das veses ja reconhece automaticamente, caso isto não ocorra basta editar o Grub (/boot,gruub,menu.lst)
e adicionar isto:

title      Windows 95/98/NT/2000
 root      (hd1,0)
 makeactive
 chainloader   +1

levando em conta que seu windows esta na primeira partição de seu hd secundario

acho que é isso, corrijam-me se estiver errado.

yeah, netkiller você está certo...

O pessoal que ultiliza o slackware ( como eu ), utilizamos o lilo, que é mais facil, simples e melhor para configuar, qualquer coisa poste ae ;)

http://www.guiadohardware.net/dicas/con ... -grub.html

Reeves

Linux Atuais como "Ubuntu, Fedora, Redhat, Debian's.. etc
já estão com dual boot no automatico
na grande maioria das veses é isso..

ps: se aparescer Grup ERROR
2 opção:
ou entra com algum cd bootvel, vai em boot from harddisk, entra no SO linux, como root e vai na pasta de arquivos/boot e pode mudar as config...
ouu reinstala o S.O com o lilo

Abraços.
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^

nibbles

cara... é tranquilinho isso :D
depois tu instala ele na partição desejada.... durante a instalação terá algumas perguntas do tipo "quer enxergar partições NTFS?"  "possue algum outro SO já intalado?" tu poe que sim... depois instala o lilo na MBR e vai estar dual boot direto... nem precisa mexer em arquivos de config..
qualquer duvida me manda uma mp ou procura um tuto na net
devem existir zilhões ;O

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

vuln

"O amor por princípio, a Ordem por base, o progresso por objetivo."