Afinal, o que é programação ?

Iniciado por branco, 31 de Outubro , 2007, 09:31:56 PM

tópico anterior - próximo tópico

branco

Já li e leio nas mais diversas fontes que programar consiste em fazer um grupo de instruções, que vão ser executadas pelo processador, mas será mesmo que nós programadores, deveríamos aceitar esse simples conceito ? o que explica o mais belo sentimento de um programador em frente às milhares de linhas de código, seria apenas as instruções ?

Considero que esse conceito é uma blasfémia contra nossa tão preciosa programação, programar é mais doque simples instruções, é arte, habilidade, talento, é um artifício que nos permite criar e manipular qualquer imaginação.

Programação representa além de tudo citado, a Filosofia, que como a maioria deve saber, significa "amor à sabedoria".
Quem nunca estudou além de instruções, para conseguir habilidades especiais, qual o verdadeiro programador que nunca estudou assembly para descobrir oque significa IF ? quem nunca deu aquela bela risada "maligna", quando conseguiu fazer uma instrução funcionar de maneira diferente ?
Para alguns, programação pode simplesmente significar instruções que são executadas pelo processador, mas nós amantes da programação, devemos ter em mente oque realmente significa programar.

Assim como sábios de todo o mundo, des da antiguidade até os dias de hoje, gostam e utilizam a Física, nós amamos e utilizamos a Programação.
Podemos ir além, e afirmar que a Física é constituida de Programação, assim como tudo que nos cerca...
A Programação está no mais alto nível das ciências, alias, está além da ciência, por que o simples ato de pensar envolve o raciocínio lógico que está contido na Programação.

As leis da Física são Programação, são instruções que devem ser seguidas, assim como a Filosofia envolve a razão para chegar a um resultado, a Programação também.
oque seria da Matemática sem Programação ?
oque seria da História sem nossa Tecnologia, e assim por diante...

Acho que encontramos a palavra certa, tecnologia.
Oque seria da tecnologia se não existisse Programação ?
e oque seria o mundo, se não existisse tecnologia ?
dai podemos tirar conclusões da magnificência da nossa Arte.

A palavra técnica vem do grego tekné, que significa Arte, ou modo de fazer alguma coisa.
Quando empregamos técnica com a aplicação da ciência ( conhecimento ), obtemos Tecnologia.
Quando empregamos técnica, com base na experiência ( sem saber o por que ), temos a Técnica Empírica.
como a programação está diretamente ligada à tecnologia, significa mais do que simples instruções executadas pelo processador.

Nós amantes da programação, da mais suprema arte, que somos donos do mundo, que utilizamos a programação como tecnologia, devemos saber o quê acontece no mais baixo nível da programação, temos de ter noções, devemos ter conhecimento e sabedoria, afinal programar significa filosofar, significa física, significa matemática, história, geografia, linguas, etc.

Quando programamos, estamos nos relacionando diretamente com o universo, com o real e a ilusão, por isso devemos tratar  o significado da palavra com mais respeito.

Até mesmo os maiores gênios da humanidade, estudantes da Fisica, respeitariam mais a programação doque os próprios programadores da atualidade.

A programação não admite erros, por que nela, estamos criando, na Física estamos interpretando.
A maior felicidade de um Físico da antiguidade provavelmente seria usar a Arte de Programar para encontrar a verdade de sua hipótese, nela se fizermos algo errado, o esperado simplesmente nao funcionará, já nas fórmulas matemáticas, se fizermos algum cálculo errado, o mundo continuará se expandindo, o tempo continuará passando, as pessoas continuaram vivendo, e assim por diante.

Acho que agora podemos interpretar melhor o quê é Programação e não deixar que o mercado e os capitalistas que pensam em Programação como fonte de renda,  tirem de nós oque há de melhor...

até
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

lcs

Boa. isso foi profundo.

Realmente programação,não so a de computadores, mas todo tipo é uma das bases para a existência de tudo o que existe no universo.

parebens um super texto., bem escrito e com ideias claras.
Pra que viver sem sentido.

Anonymous

Muito bem Branco, definiu bem o conceito!

As pessoas acham que algoritmos não tem nada a ver com a vida delas.

Ambos são a mesma coisa e a programação sempre existiu no mundo, só foi descoberta depois. ;D

Abraços!!

d3rf

Reeves

Realmente kra...
a tempos não lia algo assim sobre o tema
até que enfim algo com essência
meus parabéns branco, ta show!  :P
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^

nibbles

não sei se fui só eu, mas achei que você viajou bastaaante no texto
hahaha
programação são só estruções, eu prefiro pensar desta maneira do que filosofar .. mas entendi o pensamento, realmente funciona assim, só não perdoei esta parte

CitarA Programação está no mais alto nível das ciências, alias, está além da ciência, por que o simples ato de pensar envolve o raciocínio lógico que está contido na Programação.

As leis da Física são Programação, são instruções que devem ser seguidas, assim como a Filosofia envolve a razão para chegar a um resultado, a Programação também.
oque seria da Matemática sem Programação ?

aqui foi a maior viagem de todo texto..
a programação está contida no raciocínio lógico, não o contrário.
a programação está contida na física e na matemática, da forma mais intrínseca possível, nem de LONGE o contrário..

fora isso, parabéns..
e para os outros, sejam mais críticos.

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

lcs

Infelizmente meu intelecto esta muito longe dessa reflexão, portanto , ser mais critico seria uma afronta ao saber, concordo que suas afirmações sejam plausiveis, porém sem o questionamento nada acontece, oras para um cientista nada é certo, hoje acredita-se que a gravidade do sol faz nosso planeta girar e se manter em orbita, pois, sem muito esforço essa prerrogativa pode muda, logo o raciocinio logico esta dentro da programação, pois, sem uma determinada sequencia de fatos(ou seja, programação), nada aconteceria.nem mesmo o mais simples ato.

fallow
Pra que viver sem sentido.

branco

Somos críticos, por isso estamos dizendo que a programação não se fundamenta apenas em instruções...é uma verdadeira Filosofia, Arte, etc... ela é tão suprema que nos da a possíbilidade de fazer dela oque quisermos, pode ser arte, pode ser simples calculadoras, podemos envolver nela a química, etc

vai do ponto de vista tambem né...como já disse, programação é tão bela que cada um tem o seu próprio estilo de programar, de pensar nela, etc...

esse texto é realmente para os amantes, esqueci de espeficar no titulo...

mas acho que vc deveria aprender a "filosofar" um pouco, por que caso contrário estaria sendo um programador "empírita", que antes de fazer um programa apenas começa a escrever, sem pensar na arquitetura, no design ( arte ), nem nos objetos ( pra mim essa parte é uma verdadeira filosofia ), nem nas funções, no encapsulamento, na modularização, nos princípios, nos algoritmos, etc...

não entendo como conseguem criar um algoritmo sem filosofar, seria possível ? levando em conta que a programação nos deixa ter nosso próprio estilo, sair programando sem pensar talvez possa ser considerado uma arte também, e pra sua salvação isso não seria ser empírita.

acho que percebeu o quanto "etc" utilizei, isso é devido à extensão do tema...pra quem não se importa tanto com programação é mais fácil deixar a filosofia de lado e aceitar o conceito de instruções.

estou viajando nas idéias aqui, mas não quero que a discussão se prorrogue como aconteceu em outros foruns e eu tive que me retirar..

até, e considero uma boa filosofia entender programação como simples instruções...é como aqueles que se apoiam em crenças porque tem preguiça de estudar, fica mais fácil entender as coisas.

Have fun
Olha o trem... Quem vai ficar, quem vai partir? Quem vai chorar, quem vai sorrir?

Trojan

Realmente, muito bom post, Programação esta envolvida praticamente em todos os conceitos da vida...

Very nice!

PS: Desculpe @nibbles Mas descordo de vc, naum acho q ele viajou, ele, falou todos os pontos sem erro, pode ser que vc naum tenha gostado de uma coisa ou outra mas concordo com o @branco !

nibbles

filosofia não se baseia em fatos errados, você se baseou.
matemática existe sem programação, mas não o contrário.
raciocínio lógico existe sem programação, mas não o contrário.
física existe sem programação, mas não o contrário.

programação é simplesmente o agrupamento de instruções.
eu sigo a filosofia da GNU como podem ver na minha assinatura, 'Keep It Simple, Stupid.'
só achei que faltou uma visão geral do todo..

sobre as indiretas para mim, não vou falar nada, as achei patéticas..

mais uma ressalva, branco, a palavra que você quis usar para tentar parecer intelectual é 'empirista'

mas resumindo, só não vejo o por que de querer complicar algo simples...
é bonito filosofar, mas quando o raciocínio segue uma lógica, lógica que não encontrei no seu texto.

e só para ressaltar, não estou querendo brigar nem nada, só estou discutindo o que achei, é para isso que serve um fórum na minha opinião.

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."

Trojan

Eu sei que vc naum quer briga, sei tambem que vc soh quer dar sua opinião, como eu dei a minha opinião tambem,

Vc está certo enquanto ao forum
Citação de: "nibbles"só estou discutindo o que achei, é para isso que serve um fórum na minha opinião.
Tambem como vc esta certo em sua opnião!

Desculpe se falei algo que vc naum gostou .

branco

nibbles, quando fazemos 1 + 1 = 2
oque isso significa ? vc acha mesmo que isso é tão simples assim ? uma vez o meu tio me disse sobre um matematico que escreveu um livro enorme, simplesmente pra explicar oque é 1 + 1.

1 + 1 é 2, porque a matemática foi programada assim.
o raciocinio lógico, é a programação

quando você fala 1 + 1 é 2, isso é um raciocinio lógico, porque você entende o conceito de quantidade.
você está programando no seu cerebro e fazendo a verificação, exemplo
"tenho 1 lápis, se comprar mais 1, terei 2", isso se traduz mais ou menos assim :
lápis = 1
if (++lápis)
        lápis = 2

o seu cerebro faz mais ou menos isso ai.

eu penso que tudo no mundo depende da programação, mas isso é uma opção minha...considero melhor pensar assim.
não estou afim de brigar também, só acho que você tem nível suficiente pra conseguir entender oque queremos dizer neste tópico.

quanto à "mais uma ressalva, branco, a palavra que você quis usar para tentar parecer intelectual é 'empirista'"
na verdade eu escrevi "empirita" onde quis dizer empírico que significa a mesma coisa que empirista.

espero que consiga entender nosso raciocinio e encontre a lógica do texto, qualquer duvida estamos a disposição

preciso ir,
até

nibbles

'1 + 1 = 2', sim, é extremamente simples.. talvez não fosse antes do livro do tal matemático, mas hoje é.

certo... se você pensar que 'raciocínio lógico == programação', daí ok
por que o que você está falando é sobre lógica e tal...

eu estou indo pelas definições das próprias palavras mesmo, programação é assim, ao pé da letra...

bom, seila mais do que estou falando... vou parar a discussão por aqui...
pelo menos vou tentar haha