Tecnicas de Programação (Portugol, C)

Started by NetKiler, 08 de December , 2007, 05:04:50 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

NetKiler

Uma Otima Apostila com 181 paginas explicando algoritimos em portugol e Programação em C.
Bem completa, Otima pra quem esta começando ou Deseja começar a Programar.
QuoteELABORAÇÃO: PROF. MARCELO RUDEK
REVISÃO: PROF. MAURÍCIO C. MELLO
PROFa. MARIA A. ROVEREDO
COLABORAÇÃO: GELSON LUIZ CARNEIRO
ADRIANO ZELAZOWSKI PEREIRA

Indice
1. INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO: ALGORITMOS
1.1. EXEMPLOS
1.2. ALGORITMOS EM PORTUGOL
1.3. PORTUGOL
1.4. VARIÁVEIS
1.4.1. DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
1.4.1.1. TIPOS DE VARIÁVEIS
1.4.1.2. IDENTIFICADORES DE VARIÁVEIS
1.4.2 CONSTANTES
1.5. ESTRUTURA DO ALGORITMO EM PORTUGOL
1.5.1. COMANDO DE ATRIBUIÇÃO (<-)
1.5.2. OPERADORES ARITMÉTICOS
1.5.3. ENTRADA E SAÍDA DE DADOS
1.5.4. REGRAS PARA ESCREVER ALGORITMOS EM PORTUGOL
1.5.5. EXERCÍCIOS
1.6. COMANDOS DE CONTROLE
1.6.1. DESVIO CONDICIONAL
1.6.1.1. Operadores Lógicos
1.6.1.2. Operadores Relacionais
1.6.1.3. Desvio Condicional Simples
1.6.1.4. Desvio Condicional Composto
1.6.2. LAÇOS DE REPETIÇÃO (LOOP)
1.6.2.1. Comando: enquanto/faça
1.6.2.2. Comando: para / até / faça
2. PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM C
2.1. INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM C
2.1.1. DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
2.1.2. COMANDO DE ATRIBUIÇÃO
2.1.3. BLOCOS DE COMANDOS
2.2. BORLAND C++ BUILDER
2.2.1. O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
2.2.2. A INTERFACE DE DESENVOLVIMENTO
3.2.2.1. Barra de Componentes
2.2.2.2. Formulário (form)
2.2.2.3. Barra de Propriedades
2.2.3. A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS
A) ENTRADA DE DADOS
B) ATRIBUIÇÃO
C) SAÍDA DE DADOS
E) OPERADORES RELACIONAIS
2.2.4. PASSOS PARA CRIAR UMA APLICAÇÃO EM C
a) Abrindo o C++ Builder
b) Adicionando Formulário
c) Inserindo Componentes no Formulário
d) Codificação do Programa
e) Compilando um Programa
f) Executando um Programa
g) Salvando o Programa
2.2.5. EXERCÍCIOS
2.3. ESCOPO DE VARIÁVEIS
2.3.1. VARIÁVEIS LOCAIS
EXEMPLO
2.3.2. VARIÁVEIS GLOBAIS
2.4. DESVIO CONDICIONAL EM C
2.4.1. DESVIO CONDICIONAL SIMPLES
2.4.2. DESVIO CONDICIONAL COMPOSTO
2.4.3. IF'S ANINHADOS
2.4.4. EXEMPLO
SOLUÇÃO SEM O USO DE "IF"
2.4.5. EXERCÍCIO
2.5. LAÇOS DE REPETIÇÃO EM C
2.5.1. LOOP PARA/FAÇA (FOR)
2.5.2. LOOP ENQUANTO/FAÇA (WHILE)
2.5.3. LOOP FAÇA/ENQUANTO (DO/WHILE)
2.5.4. EXEMPLO
2.5.5 EXERCÍCIOS
2.6. PROCEDIMENTOS EM C
2.6.1. DEFINIÇÃO
2.6.2. EXEMPLO 1
2.6.3. PROTÓTIPO
2.6.4. PARÂMETROS
2.6.5. EXEMPLO 2
2.7. FUNÇÂO EM C
2.7.1. DEFINIÇÃO
2.7.2. DECLARAÇÃO
2.7.3 PARÂMETROS E RETORNO
2.7.4. EXEMPLO 1
2.7.5. EXEMPLO 2
2.7.6. EXERCÍCIOS
2.8. INCREMENTOS E DECREMENTOS
2.8.1. INCREMENTO/DECREMENTO A POSTERIORI
2.8.2. INCREMENTO/DECREMENTO A PRIORI
2.8.3. EXERCÍCIO
2.9. ATRIBUIÇÃO COMPOSTA
2.9.1. EXERCÍCIO
2.10. ATRIBUIÇÃO MÚLTIPLA
2.10.1. EXEMPLO
2.11. OPERADOR INTERROGAÇÃO (?)
2.12. NÚMEROS ALEATÓRIOS
2.12.1. SINTAXE DO COMANDO
2.12.2. EXEMPLO
2.13 COMANDO SWITCH/CASE
2.13.1. SINTAXE DO COMANDO
2.13.2. EXEMPLO
2.14. TIMER
2.14.1. O COMPONENTE TIMER NO C++ BUILDER
2.14.2. AS PROPRIEDADES DO TIMER
2.14.3. EXEMPLO
2.14.4. EXERCÍCIO
3. ESTRUTUAS HOMOGÊNEAS DE DADOS
3.1. MATRIZES UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
3.1.1. EXEMPLOS
3.1.2. INDEXAÇÃO
3.1.3. EXEMPLO
3.1.4. EXERCÍCIO
3.2. ORDENAÇÃO DE VETORES
3.2.1. ALGORITMO DE ORDENAÇÃO (BOLHA)
3.2.2. EXERCÍCIO
3.3. STRINGS
3.3.1.EXEMPLO 1
3.3.2.EXEMPLO 2
3.3.3. COPIANDO STRINGS
3.3.4. COMPARAÇÃO DE STRINGS
3.3.5. TAMANHO DE STRINGS
3.3.6. COMPARAÇÃO DE ELEMENTOS DA STRING
3.3.7. CONVERSÃO DE TIPOS
3.3.7.1. convertendo valores numéricos para caracter
3.3.7.2. convertendo string para valores numéricos
3.3.8 EXERCÍCIOS
3.4. MATRIZES
3.4.1. MATRIZES BIDIMENSIONAIS
3.4.2. MATRIZES MULTIDIMENSIONAIS
3.4.3. MATRIZES DE STRINGS
3.4.4. EXERCÍCIOS
4. PONTEIROS EM C
4.1. DEFINIÇÃO
4.2. DECLARAÇÃO DE UM PONTEIRO
4.3. EXERCÍCIOS
4.4. PONTEIROS PARA MATRIZ
4.5. VETORES DE PONTEIROS
4.5.1. EXEMPLO 1
4.5.2. EXERCÍCIO
IV
4.5.3. EXEMPLO 2
4.5.4. EXERCÍCIOS
5. ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA
5.1. INTRODUÇÃO
5.2. COMANDO DE ALOCAÇÃO
5.2.1. EXEMPLO DE ALOCAÇÃO USANDO O COMANDO MALLOC()
5.2.2. MELHORANDO O USO DE PONTEIROS
5.3. EXERCÍCIOS
5.4. PORTABILIDADE
5.4.1. EXEMPLO DO USO DE SIZEOF
5.5. EXERCÍCIOS
6. ARQUIVOS EM C
6.1. PONTEIRO DE ARQUIVO
6.2. ABRINDO ARQUIVOS
6.2.1. ARQUIVOS TIPO TEXTO
6.2.2. ARQUIVOS BINÁRIOS
6.3. ABRINDO UM ARQUIVO PARA ESCRITA
6.3.1. OBSERVAÇÕES
6.4. ABRINDO UM ARQUIVO PARA LEITURA
6.5. FECHANDO UM ARQUIVO
6.6. COMANDOS DE ESCRITA E LEITURA
6.6.1. FPUTC()
6.6.2. FGETC()
6.6.3. EXERCÍCIO COM FPUTC() E FGETC()
6.7. GRAVAÇÃO DE STRINGS COM FPUTS()
6.8. LEITURA DE STRINGS COM FGETS()
6.9. EXERCÍCIOS COM FPUTS() E FGETS()
6.10. LEITURA COM FREAD()
6.11. GRAVAÇÃO COM FWRITE()
6.12. GRAVAÇÃO COM FPRINTF()
6.13. LEITURA COM FSCANF()
6.14. EXERCÍCIOS
7. REGISTROS
7.1. DEFINIÇÃO
7.2. INICIALIZAÇÃO
7.2.1. EXEMPLO 1
7.2.2. EXEMPLO 2
7.3. ACESSO AOS ELEMENTOS DA ESTRUTURA
7.4. EXERCÍCIO
7.5. MATRIZES DE ESTRUTURAS
V
7.5.1.EXEMPLO
7.5.2. EXERCÍCIO
7.6. USO DE TYPEDEF
7.6.1. EXEMPLO
7.6.2. EXEMPLO 2
7.7. GRAVAÇÃO E LEITURA DE REGISTROS
7.7.1 EXEMPLO
7.7.2.EXERCÍCIO
7.8. PONTEIROS PARA REGISTROS
7.8.1.EXEMPLO
8. GRÁFICOS EM C
8.1. INTRODUÇÃO
8.2. DESENHANDO LINHAS
8.3. USANDO O PAINTBOX
8.4. COMPONENTE PANEL
8.5. DESENHANDO RETÂNGULOS
8.6. DESENHANDO ELIPSES
8.7. DESENHANDO PONTOS (PIXELS)
8.8. EXEMPLO
8.9 EXERCÍCIOS
9. LISTAS LINEARES
9.1. FILA
9.1.1. DEFINIÇÃO
9.1.2. OBJETIVO
9.1.3. EXEMPLO
9.2. FILA CIRCULAR
9.3. PILHA
9.3.1. DEFINIÇÃO
9.3.2. EXEMPLO
9.4. EXERCÍCIOS
9.5. LISTAS ENCADEADAS
9.6. EXEMPLO
9.7. EXERCÍCIO
9.8. EXEMPLO
9.9. OPERAÇÕES COM LISTA ENCADEADA
9.10. EXEMPLO
9.11. LISTAS DUPLAMENTE ENCADEADAS
9.12. EXEMPLO
9.13. EXEMPLO
10. RECURSIVIDADE
VI
10.1. INTRODUÇÃO
10.2. EXEMPLO
10.3. EXERCÍCIOS
11.EXERCÍCIOS COM VETORES
12 -EXERCÍCIOS COM MATRIZES
13. EVENTOS DE FORMULÁRIO E VARIÁVIES EXTERNAS
13.1. EXERCÍCIO PROPOSTO
13.2. LISTAGEM DO PROGRAMA
13.2.1. UMEDIA1.CPP
13.2.2. UMEDIA.CPP
14. ROTINAS DE ORDENAÇÃO
15.COMPONENTES DO C++ BUILDER E SUAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES .166
15.1. BITBTN
15.1.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.1.2. EXEMPLO
15.2 CHECKBOX
15.2.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.2.2. EXEMPLO
15.3. COMBOBOX
15.3.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.3.2. EXEMPLO
15.4. LISTBOX
15.4.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.4.2. EXEMPLO
15.5. PAGECONTROL
15.5.1. PRINCIPAIS COMANDOS
15.5.2. EXEMPLO
15.6. RADIOBUTTON
15.6.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.6.2. EXEMPLO
15.7. RADIOGROUP
15.7.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.7.2. EXEMPLO
15.8. SCROLLBAR
15.8.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.8.2. EXEMPLO
15.9. SPEEDBUTTON
15.9.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.9.2. EXEMPLO
VII
15.10. STRINGGRID
15.10.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.10.2. EXEMPLO
15.11. TABCONTROL
15.11.1. PRINCIPAIS PROPRIEDADES
15.11.2. EXEMPLO
Download
Senha
www.darkers.com.br

l u b c k e

Realmente portugol é um exelente caminho para quem está começando, iniciar a "aventura" sobre a lógica da programação. Eu mesmo comecei por ai.

Quem quiser um caminho, ai está um dos bons.

Até mais...

Contato]

#phobia

Muito boa a apostila NetKiler!

Começa falando da lógica e destrincha o C...
Pra quem quer começar a programar C realmente ta aí não um caminho, mas O caminho! ^^
Essa apostila ai ta do tipo, Leia-me e saia sabendo C! ;)

Sai


lcs

haw haw... eu li .. realmente é dificil achar na net, e ateh em livros, um bom desenvolvimento do assunto. vc consegue perceber a lógica da linguagem C.

parabens.
Pra que viver sem sentido.


Cleese

será porque? talvez porque esse é um tópico de mais de 5 meses atrás... Recomendo você ler as regras e parar de dar esses ups, claro que está fora do ar, sendspace deleta os arquivos rapidinho!
So you ride ourselves over the fields,
And you make all your animals deals,
And you wise men don't know how it feels,
To be thick as a brick.


Acesse meu blog: http://www.pedromendes.cjb.net

l u b c k e

Bom, vamos deixar a moderação para os moderadores.

Infelizmente o arquivo foi deletado, mas eu devo ter alguma apostila de Portugol aqui, vou dar uma procurada e assim que eu achar eu posto.


Até mais...

Contato]

blackwinner

Quote from: "l u b c k e"Bom, vamos deixar a moderação para os moderadores.

Agreed, não é porque o post é velho que seu conteudo se torna imprestavel

negralha, acho que é essa>
http://www.etaj.com.br/~bertei/pascal/Apostila_TP.pdf
sergaralho.blogspot.com --> a informação como ela deve ser.. pura!

Joey

aqui tem o link para download da apostila do tópico! ;D
Com um punhado de areia eu mostrarei o terror à vocês.

l u b c k e

Quote from: "blackwinner"
Quote from: "l u b c k e"Bom, vamos deixar a moderação para os moderadores.

Agreed, não é porque o post é velho que seu conteudo se torna imprestavel

negralha, acho que é essa>
http://www.etaj.com.br/~bertei/pascal/Apostila_TP.pdf


Bom, eu upei esta mesma apostila, hehe... eu tive aula com ela.

http://www.divshare.com/download/5179736-635

Pelo menos o divshare é eterno.


Até mais...

Contato]