HTML 5 ameaça padrões web como Flash e Silverlight

Started by Ðark$pawn, 17 de June , 2009, 08:37:07 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Ðark$pawn



O HTML 5, evolução da linguagem de programação da web, pode mudar o jogo do desenvolvimento de aplicações multimídia e tornar obsoletos padrões estabelecidos no mercado como as tecnologias Flash, da Adobe, Silverlight, da Microsoft, e JavaFX, da Sun.

A nova versão da linguagem proposta pelo consórcio World Wide Web (W3C), responsável por desenvolver tecnologias compatíveis para a evolução da web, se volta ao desenvolvimento de aplicações online que não foram bem resolvida nas encarnações anteriores do HTML, reconhece o W3C. Agora, o HTML 5 volta para preencher as lacunas que ficaram a cargo de linguagens como Flash, Silverlight e JavaFX.

"O HTML 5 é a segunda onda da web" afirma Dion Almaer, co-diretor de ferramentas de desenvolvimento da Mozilla, criadora do browser Firefox. A nova especificação, segundo ele, inclui funções para atender a oferta de vídeos e gráficos na web, além de um conjunto de interfaces de programação de aplicações (APIs na sigla em inglês).

Na avaliação de Ben Galbraith, co-diretor de ferramentas da Mozilla e co-fundador do site Ajaxian ao lado de Almaer, tecnologias viabilizadas pelo HTML 5 como o Canvas - para desenhos 2D -, o armazenamento de conteúdos no desktop permitirão que "usemos mais o browser do que nunca".

As aplicações web ficarão mais divertidas, opina o gerente de projetos do browser Chrome, do Google, Ian Fette. "Elas serão mais rápidas e vão oferecer uma experiência melhor ao usuário, fazendo com que não exista uma diferença entre aplicações online e offline."

Após cinco anos de trabalho, uma versão de testes do HTML 5 foi finalizada no início deste ano, mas a versão final está prometida para 2012.

A especificação já é compatível com browsers como Chrome, Safari, da Apple, e Internet Explorer 8, da Microsoft, e em versões que estão por vir, como o Firefox 3.5, da Mozilla, e Opera 10, da Opera.

Fim dos add-ons
Enquanto Adobe, Microsoft, e Sun disputam a oferta de suas tecnologias para o desenvolvimento de aplicações multimídia na web, o HTML 5 tem potencial para arrasar os concorrentes por oferecer experiências de web baseadas em um padrão da indústria.

Uma das vantagens do HTML 5 é deixar de lado tecnologias proprietárias na web como Flash, Silverlight e JavaFX, afirma Ian Hickson, co-editor da especificação HTML 5 e funcionário do Google – o co-editor do HTML 5 trabalha na Apple.

"É sempre um problema quando você fica preso a um único fornecedor de software – especialmente se eles decidem abandonar o produto que você está usando, ou cobrar por ele. Com uma plataforma aberta não há tal risco" afirma Hickson.

Embora as três companhias estejam envolvidas no progresso do HTML 5, tanto Microsoft como Adobe e Sun defendem suas tecnologias.

"O HTML 5 ainda é um padrão em fase de progresso. Ainda é muito cedo para fazer qualquer comparação", afirma um porta-voz da Microsoft. "O Silverlight ainda será necessário já que oferece mais funções avançadas - como modelos de programação mais ricos e rápidos (C#), 3D, e funções de acesso fora do browser."

Para o vice-presidente de ferramentas de desenvolvimento da Adobe, Dave Story, o  "HTML 5 enfrenta muitos desafios" tendo em vista que o mercado de browsers ainda é fragmentado e as incompatibilidades entre os navegadores ainda prevalecem. "O cronograma do HTML 5 mostra que ainda levará pelo menos uma década para que os esforços em torno do HTML 5 e do CSS 3 sejam finalizados e implantados nos browsers. Neste período, a plataforma Flash continua oferecendo uma plataforma consistente que oferece experiências mais ricas aos usuários" defende Story.

James Gosling, vice-presidente da Sun e considerado o pai da linguagem Java, diz que o JavaFX "tem renderização (processo de carregamento da página), performance e comportamentos muito mais avançados do que o HTML 5."

O HTML 5 ainda não é uma ameaça real a outras linguagens de programação web para multimídia, afirma o analista da empresa RedMonk, Michael Cote. Mesmo com sua versão final, o HTML 5 vai eliminar o conceito de plug-ins.

Fette, do Google, concorda com Cote. Segundo ele, o HTML 5 é um ponto de partida e empresas como o Google adicionarão seus avanços à linguagem como a função de arrastar e soltar imagens em um browser.

A chegada do HTML 5 pressionará gigantes como Google e Microsoft a tomarem decisões difíceis. O Google, que hoje usa a tecnologia Flash no site de vídeos YouTube, já vem testando o HTML 5 e deve repensar sua decisão. "É uma análise de custos versus benefícios que terá de ser feita", diz Fette.

Já a Microsoft, que tem investido pesadamente na tecnologia Silverlight, incluindo acordos de transmissão online da Olimpíada de Pequim, em 2008, agora tem um elefante em sua sala, segundo Michael Cole. "Se eles já incluíram, o HTML 5 no Internet Explorer, terão de se questionar sobre a necessidade do Silverlight" conclui o analista.


Paul Krill, editor do InfoWorld, de São Francisco

DC

Para mim está bem claro que as empresas vão envestir pesado, no entanto o html5 fará com que elas cresçam ainda mais, porque o chamaris de toda procura são as novidades, assim microsoft e outras não ficaram para trás tenha certeza disso, o mercado é muito grande e as possibilidades também...Fico contente só em saber que eles vão ter que gastar um pouquinho a mais..hehehehe

É sempre um problema quando você fica preso a um único fornecedor de software – especialmente se eles decidem abandonar o produto que você está usando, ou cobrar por ele. Com uma plataforma aberta não há tal risco" afirma Hickson.

Então, vivas a plataforma aberta....abraços galera...♣
APRENDER COM AQUELES QUE SABEM♣
ENSINAR OS QUE NÃO SABEM♣
E FERRAR OS QUE DIZEM QUE SABEM TUDO♣

VonNatur

Torço para o html 5 chegar com tudo é o mais rápido possível,não da para viver(bom da sim mais...)com o flash porco da adobe para linux ¬¬

[]'s

BRUNA

Eu não tenho esperanças de que vou poder usar isto livremente dentro dos próximo  10 anos. Creio que por enquanto é só um mito, são praticamente 7 anos e o IE6 continua aí.... é bacana, mas demora um tempo pro mercado absorver esse tipo de nova tecnologia. Além disso, enquanto IE 6 ainda tiver uma porcentagem grande de uso, pode esquecer.

Reeves

Quote from: VonNatur on 23 de June , 2009, 05:50:08 AM
Torço para o html 5 chegar com tudo é o mais rápido possível,não da para viver(bom da sim mais...)com o flash porco da adobe para linux ¬¬


concordo.


Quote from: BRUNA on 23 de June , 2009, 07:57:31 AM
Eu não tenho esperanças de que vou poder usar isto livremente dentro dos próximo  10 anos....

eu sou do tipo que acredita que a evolução pode dar largos passos... tudo depende do quão bom a tecnologia for... já conheço empresa com a rede toda em ipv6  ^^
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^