Tudo Sobre Códigos e Sistema De Forum

Started by Anonymous, 27 de April , 2006, 12:06:09 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Anonymous

Autor:Sr.SmitH Bruno Canton Microsoft TechNet Brasil
Disponivel Também em: Imasters, Linha Defensiva, PhpBBrasil,Grupo Invaders.
Atenção:[/u]
Nehuma parte deste tutorial pode ser reproduzida sem autorização prévia do autor

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Artigo]Tudo Sobre Códigos e Sistema De Forum[/size]


O que é Sistema De Forum ? Para que Servem ?[/size][/u]

Foruns: Definimos Forum, como lugar, arranjo ou agrupamento de pessoas e individuos racionais para discussões sobre determinados assuntos.

Sistemas de Forum: Sistemas de forum, são os "Programas" que gerenciam o forum, constituidos de Códigos devidamente já Projetados para este fim, ou seja, pré moldados para que os usuários possam interagir com mensagens dentro do sistema que são arquivados em Banco de Dados.

Usa os recurso que os sistemas de forum apresentam , para alguns é quase que Impossivel, devido a usar códigos. Para este fim, este tutorial ajudará a muitas Pessoas que agora estão entrando em algum forum.

Normalmente, os sistemas de forum são meio que parecidos, os sistemas PhpBB, INVISION Power Board , Vbulletin usam praticamente os mesmos sistemas de Códigos, no caso a do PhpBB muda apenas o valor da fonte, no caso do INVISION a fonte 10 Significa a fonte 20 no PhpBB. Existem outros sistemas de foruns também, como Já mencionado Vbulletin e SMF. O Vbulletin usa também os mesmos sitemas de códigos dos Foruns PhpBB e INVISION, Já o SMF, não necessita de usar tantas TAGS que apresentarei o que são no decorrer do ARTIGO.


Entendendo O Funcionamento do Forum[/size][/u]

Em um forum, existem Tópicos que estão dentro de um Sub Forum neste caso, descrevo abaixo alguns significados que são usados dentro de um forum, no qual se houvem falar muito:

Tópico: Tópicos ou tópicos, são o começo para uma discussão, ou seja, quando alguma pessoa acessa o forum e está com algum problema, ou dúvida, inicia-se então um Tópico que mais tarde pessoas que compartilham seus conhecimentos irão ajuda-la se possivel.

Tags: Tags na mais são que o uso de Códigos para demonstrar algum procedimento que melhor se encaixe e facilite para as pessoas que usam o forum, as tags podem ser [b][size] [i]  [img] [list][/b] sempre precedidos de [/] que significa o fechamento da TAG para que o código possa estar perfeito, caso umas delas não se feche, o POST ou tópico poderá ficar desconfigurado.

Abaixo uma imagem sobre os sistemas do Forum:


Fig.1 Sistemas de FORUM

Mostremos agora a usar as ferramentas forum:

Acessando Os Foruns: Para acessar um forum, basta clicar sobre o nome do assunto que é discutido dentro daquele forum, conforme Fig.1

Criando Tópicos ou POST: Já dentro do forum, tanto na parte superior da Página quanto na inferior, existe o Botão "Novo Tópico" que poderá ser encontrado desta forma

Responde a Tópicos: Muitas pessoas acabam confundindo e clicando em "Novo Tópico" ao invés de "Responder" quando querem dar alguma sugestão a um membro do forum. O botão Responder enviará a sua mensagem naquele tópico que esteja lendo, não criando um tópico, mas sim incrementando uma resposta ao tópico. Normalmente o botão é esse

Comunicando com Usuários ou Membros do Forum: Existem duas forma de você se comunicar a alguém no forum, primeiro você pode clicar no botão superior da página em ou ainda, em algum tópico localizar abaixo do nick do Usuário as opções conforme a figura

Mandando Mensagens Pessoais (MP) a Usuários, Membros do Forum: este é o botão no qual você poderá mandar mensagens pessoais aos membros e usuários do forum, especificando sempre o titulo da mensagem, este botão pode ser encontrado no perfil de cada usuário ou ainda quando se vai responder a tópicos, fica juntamente com outras ferramentas na parte inferior da página.


Usando TAGS, Códigos e Emotions[/size][/u]

Conforme já mencionado acima no artigo, as Tags são uso de códigos que executaram alguma tarefa aqui, mostrarei como que cada uma delas funcionam bem como emotions.



Tag quote: Está tag tem como função, deixar em "Segundo Plano" o que um membro ou usuário disse em algum texto dentro do forum, assim, poderá marcar a parte que queira mencionar e comentar sobre ela, como se fosse uma "Citação" Veja o Exemplo de como usa-la: [quote] [/quote]Note que sempre deverá Fechar a Tag desta forma [/] com o código que usou depois da Barra /


Tag Code: Está tag é responsável pelo "Desarmamento" das outras Tags, o que ela faz é bem simples, não deixa a tag ser executa quando iseridas dentro desta tag Code. Usa-se muito quando precisa colocar códigos de Programação, ou mesmo inutilizar algum código que queira mostrar no forum. Observe o exemplo:

[quote][/quote] [b][/b]
Tag B : Esta Tag é responsável para deixar o texto em Negrito, como é de saber usa-se [B] [/B]
Tag : Está é responsável para deixar o texto sublinhado.[/u] Veja o exemplo [u][/u]

Tag

Você deseja ativar emotions para este post?: Aqui poderá marcar, ou desmarcar a opção, no qual se estiver marcada, os emotions que colocou na mensagem irão aparecer, se estiver desmarcada os emotions não aparecerão.

Você deseja exibir a sua assinatura neste post?: Se está opção estiver marcada, sua assinatura será exibida em cada Topico que responder ou criar, desmarcada não aparecerá nada. A assinatura pode ser configurada pelo Painel de controle/Editar Assinatura

Emotions:

Do lado esquerdo da página, você poderá encontrar uma série de Emotions para serem usados na mensagem, para eles aparecerem necessita da opção citada acima que esteja marcada.



Considerações Finais


Antes de enviar um Tópico ou uma resposta a alguém no forum, esteja ajudando a equipe da moderação em não estar deixando seu post desconfigurado ou mal formatado. Nos sistemas de forum exite um botão chamado "Visualizar ou Prever que são usados mais nos sistemas de PhpBB aqui no forum está como VISUALIZAR este botão aqui na figura

Assim fica mais fácil de ver os erros antes de postar definitivamente, após feito isso pode-se postar então.

Nesta mesma imagem, vimos que também é possivel colocar um emotion junto com o "Titulo do Tópico" caso queira usa-lo.

Artigo por: Bruno Canton Sr.SmitH - Microsoft TechNet Brasil
Data: 27/04/2006

Fox

Pô Smith....gostei desse texto! Parabéns, ficou muito bom!

rodweb

bom post kra, pra quem não manja nada de fóruns  :P