ADO.NET (ou a nova tecnologia ActiveX Data Objects)

Iniciado por ÐλяkFeλя, 24 de Março , 2009, 06:36:11 PM

tópico anterior - próximo tópico

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ÐλяkFeλя

ADO.NET (ou a nova tecnologia ActiveX Data Objects) consiste num conjunto de classes definidas pelo .NET framework que pode ser utilizado para receber os dados armazenados numa base de dados remota.

Nesse Tuto vc irá apreender o que é:

um provedor de dados.
um objeto Connection.
um comando objeto.
um objeto DataReader.
um objeto DataSet.
um objeto DataAdapter.

São poucos os que gostam, mas mesmo assim ta ae...

Lição 01: Introdução ao ADO.NET

Introdução

ADO.NET é um objeto-orientado conjunto de bibliotecas que lhe permite interagir com fontes de dados. Comumente, a fonte de dados é um banco de dados, mas poderia ser também um arquivo de texto, uma planilha Excel, ou um arquivo XML. Para os efeitos deste tutorial, vamos olhar para ADO.NET como uma forma de interagir com uma base de dados.

Como você provavelmente sabe, existem muitos tipos diferentes de bases de dados disponíveis. Por exemplo, existe o Microsoft SQL Server, Microsoft Access, Oracle, Borland Interbase, e IBM DB2, só para citar alguns. Para aperfeiçoar ainda mais o alcance deste tutorial, todos os exemplos irão usar o SQL Server.

DOWNLOAD AQUI

MSDE contém a documentação sobre como executar uma instalação. No entanto, para sua conveniência, aqui estão rápidas instruções sobre como instalar o MSDE:

AQUI (Ta em inglês)


Dados Fornecedores

Sabemos que ADO.NET nos permite interagir com diferentes tipos de fontes de dados e diferentes tipos de bases de dados. No entanto, não existe um único conjunto de classes que lhe permitem realizar esta universalmente. Uma vez que diferentes fontes de dados expor protocolos diferentes, temos uma maneira de se comunicar com o direito fonte de dados usando o protocolo direita. Algumas fontes de dados mais antigos utilizar o protocolo ODBC, muitas novas fontes de dados OLEDB usar o protocolo, e não há mais fontes de dados todos os dias que lhe permitem comunicar com eles diretamente, através do. NET ADO.NET classe bibliotecas.

ADO.NET fornece uma forma relativamente comum para interagir com fontes de dados, mas vem em diferentes conjuntos de bibliotecas para cada forma que você pode falar com uma fonte de dados. Estas bibliotecas são chamados Provedores de dados e, normalmente, estão com o nome do tipo de protocolo ou de fonte de dados que permitem que você interaja com. tabela 1 lista alguns bem conhecidos fornecedores de dados, a API prefixo que utilizam, bem como o tipo de fonte de dados que permitem que você interaja com.

Dados ADO.NET Provedores classe são bibliotecas que permitem que uma forma comum de interagir com as fontes de dados específicos ou protocolos. A biblioteca tem APIs prefixos que indicam que eles fornecedor apoio.

Provider Name        API prefix    Data Source Description

ODBC Data Provider      Odbc        Data Sources with an ODBC interface.  Normally older data bases.
OleDb Data Provider      OleDb         Data Sources that expose an OleDb interface, i.e. Access or Excel.
Oracle Data Provider      Oracle         For Oracle Databases.
SQL Data Provider          Sql          For interacting with Microsoft SQL Server.
Borland Data Provider     Bdp         Generic access to many databases such as Interbase, SQL Server, IBM DB2, and Oracle.
Um exemplo pode ajudá-lo a compreender o significado da API prefixo. Uma das primeiras ADO.NET objetos que você vai aprender sobre o objeto de conexão que permite que você estabelecer uma conexão com uma fonte de dados. Se estivéssemos usando os dados OLEDB Provider para se conectar a uma fonte de dados que expõe uma interface OLEDB, iremos usar uma conexão chamado objeto OleDbConnection. Do mesmo modo, a ligação seria objeto nome prefixado com ODBC ou SQL para OdbcConnection um objeto em uma fonte de dados ODBC ou SqlConnection um objeto em uma base de dados SQL Server, respectivamente. Uma vez que estamos a usar o MSDE neste tutorial (uma versão reduzida do SQL Server) todos os objetos da API terá o prefixo Sql. i.e. SqlConnection.

ADO.NET Objects

ADO.NET inclui muitos objetos que você pode usar para trabalhar com os dados. Esta secção apresenta alguns dos principais objetos que você vai usar. Ao longo deste tutorial, você vai ser exposta a muitas mais ADO.NET objetos a partir da perspectiva de como eles são usados em uma determinada aula. Os objetos a seguir são os que você deve saber. Aprender sobre eles lhe darão uma idéia dos tipos de coisas que você pode fazer com os dados ao utilizar ADO.NET.

The SqlConnection Object

Para interagir com um banco de dados, você deve ter uma conexão com ela. A ligação de dados ajuda a identificar o servidor, nome do banco de dados, nome de usuário, senha e outros parâmetros que são necessários para ligar à base de dados. A conexão é usada pelo comando objeto objetos para que eles vão saber qual banco de dados para executar o comando no.

The SqlCommand Object

O processo de interação com um banco de dados significa que você deve especificar as ações que você quer que ocorra. Isto é feito com um comando objeto. Você usa um objeto comando para enviar comandos SQL para o banco de dados. Um comando objeto utiliza uma conexão objeto para descobrir qual banco de dados para comunicar com. Você pode usar um comando objeto por si só, para executar um comando diretamente, ou atribuir uma referência a um comando para um objeto SqlDataAdapter, que detém um conjunto de comandos que trabalham em um grupo de dados, como descrito abaixo.

The SqlDataReader Object

Muitos dados operações exigem que você só obter um fluxo de dados para leitura. Os dados objecto leitor permite-lhe obter os resultados de um SELECT declaração a partir de um comando objeto. Por motivos de desempenho, os dados devolvidos a partir de um leitor de dados é um avanço rápido só de fluxo de dados. Isto significa que você só pode puxar os dados do fluxo em uma forma seqüencial. Isto é bom para a velocidade, mas se você precisa para manipular dados e, em seguida, um DataSet é um objeto melhor para trabalhar.

The DataSet Object

DataSet objetos estão em memória representações de dados. Contêm vários objetos DataTable, que contêm colunas e linhas, assim como tabelas de dados normais. Você pode até definir as relações entre as tabelas para criar relações mãe-filho. O DataSet é especificamente concebido para ajudar a gerenciar os dados na memória e para apoiar as operações relativas a dados desconectado, quando um tal cenário faz sentido. O DataSet é um objeto que é usado por todos os fornecedores de dados, e é por isso que ele não tem um provedor de dados específico prefixo.

The SqlDataAdapter Object

Às vezes, os dados com que trabalha-se principalmente de leitura apenas e raramente você precisará fazer alterações na fonte de dados subjacentes. Algumas situações também chamada de dados na memória cache para minimizar o número de chamadas de dados para dados que não mude. Os dados adaptador torna fácil para você conseguir essas coisas, ajudando a gerenciar dados em um modo desligado. Os dados adaptador preenche um objeto DataSet a leitura dos dados e escreve em um único lote quando persistem as alterações de volta para o banco de dados. Um adaptador de dados contém uma referência ao objeto de conexão e abre e fecha automaticamente quando a conexão a partir de leitura ou de escrita à base de dados. Além disso, o adaptador de dados contém referências para o objeto comando SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE operações sobre os dados. Você vai ter um adaptador de dados definidos para cada tabela em um DataSet e vai cuidar de toda a comunicação com o banco de dados para você. Tudo que você precisa fazer é dizer ao adaptador de dados quando a carga de ou escrever para o banco de dados.

Resumo

É o ADO.NET. NET tecnologia para interagir com fontes de dados. Você tem vários fornecedores de dados, que permitem a comunicação com diferentes fontes de dados, dependendo dos protocolos que utilizam o banco de dados ou o que é. Independentemente de qual Data Provider utilizada, você usar um conjunto de objetos semelhantes para interagir com uma fonte de dados. O objeto SqlConnection lhe permite gerir uma ligação a uma fonte de dados. SqlCommand objetos permitem que você para falar com uma fonte de dados e enviar comandos para ela. Para avançar rapidamente, têm apenas acesso de leitura aos dados, utilize o SqlDataReader. Se você deseja trabalhar com dados desconectados, use um DataSet e implementar leitura e escrita de / para a fonte de dados com um SqlDataAdapter.





CONTINUA NA LIÇÃO 2..


FEAR