[ajuda] desenvolvendo software

Iniciado por Patrijosa, 10 de Junho , 2009, 03:27:07 PM

tópico anterior - próximo tópico

Patrijosa

olá manos!

preciso de vossa ajuda e opinião. Pretendo desenvolver um software para gerir um ginásio que rode em plantaforma Web.

O mesmo tem que ter as seguintes características:
- Emissão de Cartões PVC dos Assinantes;
- Interface com câmara para capturar a foto no acto de emissão do cartão.
- registar as periodicidades das assinaturas;
- Abrir as catracas das portas de acesso ao ginásio de acordo com o horário que estiver registado no cartão.
e ouutras que poderão surgir no decorrer do desenvolvimento do mesmo.

a minha dúvida é qual linguagem utilizar? por onde começar?

grato pela atenção
Sou o que nada sou!

Patrijosa

Sou o que nada sou!

Mateus

Rapaz....eu tinha escrito aqui, mas meu post foi absorvido por um buraco negro =x

Sim...só por web você não vai conseguir....você vai precisar de um servidor rodando na empresa.

Acho que Java cairia bem.
H4X with axes 8)

FreeMind

Escolha uma linguagem que você tem melhor aptidão...

Diversas linguagens é possível fazer isso.

Patrijosa

só com PHP não funciona?

qual outra linguagem poderá ser eficaz para implementar neste projecto  além do Java?

grato mais uma vez pela atenção
Sou o que nada sou!

Mateus

com php é meio complicado por causa desses requisitos:

- Interface com câmara para capturar a foto no acto de emissão do cartão.
- Abrir as catracas das portas de acesso ao ginásio de acordo com o horário que estiver registado no cartão.
e ouutras que poderão surgir no decorrer do desenvolvimento do mesmo.

O melhor mesmo seria Java (JSP com J2SE) talvez dê pra fazer com .net também.....mas na minha singela opinião esse projeto é excessivamente complicado para ser feito em sobre a plataforma web, se não houver a NECESSIDADE de ele ser web, faria ele para desktop mesmo =x   
H4X with axes 8)

FreeMind

Sem ser Java...
Eu faria em Delphi para Desktop como o Mateus disse,
tem bastante documentação na internet para fazer isso que vc precisa... se precisa-se de web, criaria em PHP a parte web e sincronizava os dados que fossem necessário.

blackwinner

Eu faria em C++.
Para abrir a catraca você precisa dar mais informações cara.

O que é necessário para abri-la?
Uma frequencia de onda específica?
Qual é?

Se você for usar a USB para abrir a catraca, então eu acredito que deve haver uma função do Dot net para acessar a USB e fazer o que você quer.. em um caso extremo, teria que usar as APIs do windows para fazer o mesmo e definir a frequencia.

A parte da câmera é fácil porque quase todas as linguagens tem alguma função para mecher com a webcam.
Em um caso extremo, talvez você precise construir o driver da câmera.
Então, é C novamente.

Mas enfim, se você puder fazer sem um driver, então o software será relativamente fácil de desenvolver.
Se precisar criar algum driver específico, então vai ficar meio que impossível para você fazer isso sem o conhecimento necessário que pode demorar até mais do que um ano para você ter. =/
sergaralho.blogspot.com --> a informação como ela deve ser.. pura!

Patrijosa

Citação de: FreeMind online 18 de Junho , 2009, 04:30:14 PM
Sem ser Java...
Eu faria em Delphi para Desktop como o Mateus disse,
tem bastante documentação na internet para fazer isso que vc precisa... se precisa-se de web, criaria em PHP a parte web e sincronizava os dados que fossem necessário.

conheces sites onde posso encontrar boa documentação sobre isso?

Citação de: EveryBody
e se for para embutir o Java no HTML? funciona?
obrigado pela ajuda de vocês

Sou o que nada sou!

FreeMind

www.clubedelphi.com.br
www.planetadelphi.com.br
www.activedelphi.com.br
www.delphibr.com.br
www.devmedia.com.br é bastante util, tem cursos muito bom mas é para assinante, ou pode ser pago separado
Agora se vc precisa de algo mais especifico pode encontrar no google, por exemplo:
http://dprogrammer.wordpress.com/2007/01/27/capturando-imagens-da-webcam-no-delphi/
Já no caso da catraca, pode variar de acordo com o fabricante, normalmente eles já disponibilizam uma DLL com as funções.

Como pode perceber já temos aqui Java, .NET, C++, Delphi, VB e PHP...
Mas a melhor linguagem para fazer isso é aquela que vc dominar melhor...

drb

Citara minha dúvida é qual linguagem utilizar? por onde começar?

Que tal começa do começo?
Engenharia de Software!
Depois tudo vai ficar mais "claro", você vai saber escolher a linguagem mais do qualquer um aqui!

"A maioria se preocupa com o tipo do peixe!! mas se esquece de vereficar se ele é fresco!" ^^

Patrijosa

Olá manos

vlw as vossas dicas

cheguei a conclusão que irei mesmo utilizar o php, isto no principio. Vou criar a interface web, onde poderá se activar e desactivar os cartões, os associados e cadastrar novos associados e novos cartões.

A principio o envio de imagens será por upload. E a comunicação com a catraca será pensada no fim.

Já agora, alguém poderia me indicar um script em php para upload de imagens? onde podemos fazer upload de imagens com o mesmo nome e os mesmos serem guardados com nomes diferentes?

grato pela atenção
Sou o que nada sou!