[Slackware] Teclado.

Started by Joey, 22 de October , 2009, 02:51:09 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Joey

nhanhanhaaa, nao gosto muito de criar topicos pedindo ajuda, mais vamos la...

O problema e o seguinte, antigamente o que me impatava que usar o slackware era 2 coisas.

1) Nao conseguia configurar a resolucao de video. (porem, gracas a um usuario daqui esse problema ja foi resolvido :D)

2) Meu teclado fica muito impativel.

Como o primeiro problema ja foi resolvido, resta o segundo...

No teclado do meu notebook (vaio vng-nr230ae) o normal e que as teclas "?" e "/" fiquem no W e no Q, e para uza-las eu tenho que usar o atalho: CTRL + ALT + LETRA.
Exemplo: ctrl + alt + w para sair o "?".

No linux eu tenho 2 opcoes.

Ficar sem essas 2 teclas e ter o resto do teclado normal (com acento e tudo mais) OU Ter essas duas teclas em outro lugar do meu teclado e nao ter os acentos e nao ter o cedilha. ( que e o que eu to usando agora aueha =/)

-

Entao, gostaria de saber se alguem ai tem a solucao para os meus problemas =/
Gostaria de voltar pra configuracao normal do meu teclado (que possui os acentos, cedilha etc.) e conseguir colocar as duas teclas ("/" e "?") em algum lugar pelo teclado... ou no seu canto normal, precionando ctrl+alt+letra para utiliza-las.

Agradeco desde ja'.
Com um punhado de areia eu mostrarei o terror à vocês.

Imoogi

esperimenta ir no menu K >> configurações >> Regional & acessibilidade >> Layout do teclado
e seleciona Brasil, deixa só o brasil no lado direito

Joey

derr...
Cara, não tem nenhum teclado que fique perfeito.
Ou eu uso o USA (que nao funciona os acentos e o cedilha) ou eu uso o BR (que tem o cedilha, acentos mais nao tem as 2 teclas que eu quero)

Entendeu?

VonNatur

Primeiramente e o slackware 13 ou versão anterior? se for versão anterior ao 13 basta ir em /etc/X11/xorg.conf

e editar as seguintes linhas:

Option         "XkbLayout" "us"
    Option         "XkbVariant" ""

para

#
    Option         "XkbLayout" "br"
    Option         "XkbVariant" "abnt2"

após isso basta reiniciar o x que o teclado vai esta ponto de bala :)

[]'s

Joey

@edit:

é, ele funciona com a variante abnt2, porém só funciona se eu usar com o ALTGR, não teria como eu mudar pra ALT ou CTRL+ALT não?

VonNatur

Que tipo de teclado é o seu? não é abnt2?