Manual Definitivo de Violação a Telefones Públicos e Privados Versão 1.1 - 1º Pa

Started by Anonymous, 05 de February , 2006, 04:59:03 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Anonymous

Índice

0 - Aviso
1 - Introdução
1.1 - Prefácio da versão 1.1
1.2 - Pobreza de informações e pessoas mal informadas
1.3 - Conceitos básicos a respeito de telefonia
2 - Telefones privados
2.1 - Introdução
2.2 - Efetuando ligações de aparelhos sem teclas
3 - Telefones públicos
3.1 - Introdução
3.2 - Efetuando ligações gratuitamente utilizando um diodo
3.3 - Efetuando ligações gratuitamente utilizando um aparelho comum
3.4 - Conectando notebooks a telefones públicos
3.5 - Observação
4 - Caixas de verificação
4.1 - Introdução
4.2 - Efetuando ligações gratuitas de caixas de verificação
5 - Pequena FAQ sobre telefonia
5.1 - É possível tomar um choque mexendo em fios telefônicos?
5.2 - Como faço para fazer chamadas grátis de minha residência?
5.3 - O que é o BINA?
5.4 - Existe alguma maneira de se bloquear o BINA?
5.5 - As famosas "boxes" funcionam aqui no Brasil?
6 - O Autor
6.1 - PGP Key
6.2 - Agradecimentos
6.3 - Como contatar o autor

Aviso

Antes, aquele chavão de sempre: todos os procedimentos descritos nesse documento são ilegais e
podem levar o infrator a cumprir penas de prisão e/ou pagamento de multas.

Vale lembrar também que eu sou contra qualquer tipo de vandalismo, e que todo o processo aqui
descrito não causa nenhum tipo de dano aos aparelhos telefônicos. Mesmo a longo prazo.

O cidadão idiota que copiar este documento, totalmente ou em parte, sem avisar o autor, não
passará de um lammer de primeira que não faz porra nenhuma e tenta enganar os outros mas
consegue enganar a si mesmo.

Esse texto poderá ser mencionado em outros documentos, desde que conste nesses de onde ele foi
retirado e quem o escreveu (no caso, eu :-))

Seção 1 - Introdução

1.1 - Prefácio da versão 1.1

Depois de ter editado a primeira versão deste manual, recebi dezenas de mensagens,
principalmente do pessoal do BHC (Brazilian Hackers Club), com várias perguntas. Algumas se
tornaram adendos e complemento para as seções e outras eu levei para uma Mini-FAQ, que está
localizada na seção 5.

1.2 - Pobreza de informações e pessoas mal informadas

Ao me deparar com alguns textos do gênero, sentia-me decepcionado ao perceber que eram
incompletos e fracos, quando o assunto em questão era a telefonia.

É triste também perceber que pessoas mal informadas e sem conhecimento técnico (embora tenham
boa vontade), assinam estes textos. Faço aqui um tutorial com material bastante útil, que explica
muitas coisas que podem ser feitas com a intenção de buscar um pouco de liberdade para se utilizar
os sistemas telefônicos.

Este texto também é destinado àqueles que se rasgam de ler textos americanos de phreaking e
boxing. Não importa o que fulano ouviu dizer que dava o sistema telefônico nacional é
completamente diferente do usado nos E.U.A. e não permite o "boxing". Ver maiores detalhes na
seção 5.

1.3 - Conceitos básicos a respeito de telefonia

Ao contrário do que muita gente pensa, os fios da linha telefônica possuem uma tensão contínua
equivalente a -48 volts. Esta tensão se altera para um valor alternado de 96 volts quando o telefone
toca. Portanto, ao lidar com os fios do telefone, tenha o cuidado de não encostar no orelhão, na
parede, ou em qualquer coisa que possa "aterrá-lo". Este cuidado deve ser redobrado se o telefone
for comunitário ou residencial. Levemos também em consideração que se o aparelho possuí uma
tensão contínua, significa que ele tem também uma polarização correta (fio positivo e fio negativo).
Na instalação do aparelho esta polarização não faz diferença, mas quando o assunto é violação, ela
deve ser observada.

Vamos lembrar também que existem dois tipos de linhas telefônicas:

A) Decádicas (ou Pulse) - são as linhas dos prefixos mais antigos do sistema telefônico. A
identificação de chamadas se dá através de uma série de sinais (pulsos), que são interpretados pela
central telefônica.

B) Multifrequenciais (ou Tone) - são as linhas dos prefixos mais novos onde trabalham o serviço
de CPA (Central telefônica com controle por Programa Armazenado). A identificação de
chamadas se dá através da decodificação de tons freqüências em números.

Seção 2 - Telefones privados

2.1 - Introdução

Nesta seção, explicarei o processo (bem simples) de se efetuar ligações a partir de telefones sem
teclas ou com cadeado, muito comuns em empresas e ambientes de trabalho.

2.2 - Efetuando ligações de aparelhos sem teclas

Antes de começarmos, precisamos definir o que significa "duração de um pulso". Um pulso é
simplesmente uma interrupção no fluxo de corrente que circula na linha telefônica, e a sua duração é
entendida como o espaço de tempo decorrido do início ao fim desta interrupção.

Os pulsos enviados pelo aparelho telefônico quando você aperta o botão de algum número, são
iguais ao sinal emitido quando você coloca o telefone no gancho. A diferenciação é feita pela
central telefônica, usando como referência a duração do pulso. Se ele for um pouco maior do que
0.5 segundos (aumentar um pouco esse valor para as linhas mais antigas), a central considera que é
um pedido de linha. Se a duração do pulso for menor do que esse valor, a central irá considerar
que um número a ser discado está sendo enviado.

Para formar os números de 0 a 9, são enviado uma série de pequenos pulsos em seqüência
referentes ao número, ou seja, 2 pulsos para o número 2, 3 para o número 3 e assim por diante.
Para o número 0 são enviados dez pulsos.

Para simular esses pulsos sem a necessidade de teclas, basta usar o botão onde se "pega" a linha,
aquele onde você coloca o telefone em cima quando quer terminar uma ligação. Aperte e solte este
botão rapidamente de acordo com o número que você quer discar, espere um pouco e aperte outra
série de vezes de acordo com o outro número. Lembre-se que para o número 0 deve-se apertar o
botão dez vezes.

Faça isso com todos os números e, ao final, você escutará o tom de chamada.

Seção 3 - Telefones públicos

3.1 - Introdução

Nesta seção explicaremos alguns métodos de efetuar ligações com telefones públicos sem a
necessidade de se gastar fichas. Mostraremos também como ligar notebooks a telefones públicos
(se é que existe um hacker que não saiba...).

3.2 - Efetuando ligações gratuitamente utilizando um diodo

O diodo é um componente eletrônico que possui diversas utilizações. Podemos resumir seu
funcionamento basicamente na seguinte síntese:

Um diodo (ou junção PN), permite que a corrente circule em apenas uma direção
dentro de um circuito.

Ao se utilizá-lo para o fim aqui desejado, vamos precisar de um diodo IN4002, IN4004 ou
IN4007. Estes podem ser encontrados facilmente em qualquer casa de componentes eletrônicos.
Vamos precisar também de um resistor com valor nominal de 22K e potência de 1W.

Basta que você ligue o diodo em paralelo com o resistor (conforme tenta mostrar a ilustração
abaixo) e, em seguida, descasque os fios do telefone e ligue cada uma das pontas obtidas com o
diodo e o resistor neles.

Lembre-se: você vai apenas descascar os fios do orelhão!!! Se você cortá-los, ele vai ficar sem
linha.

||
|| fio do telefone
||
||
+------------------++-------------------+
| |
| |
| +----¦¦¦¦¦¦¦----+ |
| / diodo \ |
ponta +_----------+ +------------_+ ponta
| \ / |
| +----¦¦¦¦¦¦¦----+ |
| resistor |
| |
+------------------++-------------------+
||
|| fio do telefone
||
||

Anonymous

Você conseguiu esse manual aonde eu tenho certeza que já o vi antes, e só pra constatar eu creio que 40% das dicas não funcionam ou estão erradas.

Anonymous

Quote from: "Dr4p3r"Você conseguiu esse manual aonde eu tenhoceretza que já o vi antes, e só pra consaatar eu creio que 40% das dicas não funcionam ou estão erradas.

digamos que uns 90% hehehe

Anonymous

digamos que 95% e ele ainda nao postou o restou  :(

porra como o CORVU e sua e-zine fazem falta aki alg tem algum contato com ele?
pede pra ele voltar

Anonymous

Realmenete os zines do corvo fazem uma falta, se bem que ali tinha algumas informações que também estavam meio utrapassadas, mas elas eram bem instrutivas