Um pouco sobre Dialog - Parte II

Started by Cloudy, 22 de March , 2006, 03:22:23 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Cloudy

E ae galera, blz? Andei sem postar conteúdo né? Pois bem, agora vou voltar a postar. Eu já tinha postado a Primeira parte, que vc pode encontrar aqui: http://www.darkers.com.br/smf/index.php ... 147.0.html , eu recomendo, pois assim vc pega uma explicação melhor e acompanha o post, sem dúvidas.

E pra re-começar, postar a parte dois sobre Dialg, que tinha prometido. Tá bem simples, e agora abrange inputbox e menu's.

Pra começar, vamos ver um exemplo de inputbox:

#!/bin/bash
dialog \ # Tão lembrados que essa barra serve pra dizer que o comando continua na próxima linha?!?
- -title "wWw.Darkers.com.br" \
- -backtitle "Parte II de Dialog" \
- -inputbox "\nQual diretório vc quer listar?" 8 60 2 > /tmp/input.$$
valor=$?
comando='cat /tmp/input.$$'
case $valor in
0) "ls $comando" ;;
1) echo "Cancelado" ;;
255) echo "Vc apertou Esc" ;;
esac

Nesse exemplo, haverá um campo editavel, onde vc vai digitar um valor (No caso, um diretório), que vai ser jogado no arquivo input.$$ que vai ser criado no hora. Aí depois ele vai ver qual a escolha que vc fez, OK, Cancel ou ESC, aí ele executa a função que está no CASE.

Aeeeeeeeee, agora vamos ver com menus, hehehehe:

#!/bin/bash
dialog \
- -title "wWw.Darkers.com.br" \
- -backtitle "Menus" \
- -menu "Selecione a opção desejada:" 13 50 3 \
     Data/Hora "Mostra data e hora pra vc" \
     Arquivos "Lista os arquivos do diretório atual" \
     Sair "Sai do menu" 2 > /tmp/menu.tmp
conteudo=`cat /tmp/menu.tmp`
opt=$?
case $conteúdo in
Data/Hora) date ;;
Arquivos) ls ;;
Sair) exit 0 ;;
esac

Nesse último exemplo abre uma tela parecis]da com as outras, mas nesse caso trabalhamos com um Menu, onde o user nageva pra escolher uma das opções.

Bem, se vcs leram a Primeira Parte e outras coisas que postei sobre o assunto, vão ter uma boa noção de Shell Script, e vão entender os códs. Então é isso, boa sorte.

Ah, eu tinha programado o Post em duas partes, mas acho que ficou legal e o pessoaal gostou, e se vcs quiserem, ou faço uma terceira, com coisas como checkbox, radiolist, yesno, etc. Mas disso não dou certeza, espero que tenham gostado, e postam aqui suas Dúvidas, Sugestões, Opiniões e Críticas.

...by Cloudy
"You have to be trusted by the people tou lied to, so when they turn their back on you, you have the chance to the put the knife in." (Roger Waters)

...by Cloudy