Dicionário do Design parte 2

Started by BRUNA, 25 de April , 2006, 08:21:34 PM

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BRUNA

G

Gama (Gamma) - Relação matemática entre a distribuição do brilho nos tons na entrada e na saída de um dispositivo de imagem. É expressa como um coeficiente numérico ou como um gráfico em curva. Monitores de vídeo trabalham com uma curva de gama que escurece a imagem; o coeficiente exato varia conforme a calibração do monitor. A calibração implica, entre outras coisas, achar o valor exato de gama para cada uma das cores primárias R, G e B.

Gamut - Amplitude máxima de reprodução de cores e luminosidade de um meio de reprodução de imagem (filmes, vídeos, fotografias e impressão). Todos esses meios têm gamuts consideravelmente menores que o espectro da luz visível; é necessário trabalhar levando em conta essas limitações, especialmente ao converter o material de um meio para o outro, administrando as inevitáveis perdas.

Ganho de ponto (dot gain) - Efeito que se observa nas impressoras offset e chapas. É a tendência de os pontos da retícula crescerem por ação de agentes externos; quando não controlados, causam variações visíveis de tonalidade. As preferências do Photoshop incluem um ajuste para a compensação prévia automática do ganho de ponto em imagens CMYK.

Gaussian Blur - Filtro de Blur com controles de ajuste.

GCR (Gray Component Replacement) - Método de separação de imagens CMYK que pode transferir o componente cinza das cores para a tinta preta (K) sem distorcer os matizes de cores. A intensidade de ciano, magenta e amarelo nos tons escuros são diminuídos e o preto é reforçado numa razão equivalente. O GCR melhora a nitidez e o contraste dos detalhes nas sombras, produz cores mais consistentes, evita a sobrecarga de tinta na impressora e é econômico (a tinta preta é mais barata). Ele reduz a porcentagem total de ponto impressa, além de prover um controle independente para o preto.

Gerador de fontes - Em tipografia digital, é o programa utilizado para a criação, conversão e edição de fontes. O Fontographer, da Macromedia, monopoliza a área desde os anos 80, mas o FontLab da Pyrus vem ganhando espaço entre os profissionais do tipo.

Gerenciamento de cor - Sistema de compatibilização entre dispositivos digitais de imagem para criar consistência na representação das cores entre eles. Os gerenciadores de cores mais conhecidos são o ColorSync, da Apple, e o DCS da Kodak.

GIF (Graphics Interchange Format) - Formato gráfico popular na Web, originalmente criado pelo provedor norte-americano CompuServe. É indicado para imagens que tenham pouca variedade de cores e áreas de cor contínua relativamente grandes. Não serve para aplicações impressas. A profundidade de cor é variável de 1 a 8 bits (2 a 256 cores), usando uma palete de cores específica para cada imagem (Indexed Color) que permite grande economia no tamanho final do arquivo. Além disso, o GIF tem embutida a compressão LZW (a mesma do TIFF e dos arquivos ZIP e SIT) para maior economia de tamanho. A versão mais moderna do formato, GIF89a, pode armazenar uma sequência de imagens no mesmo arquivo, formando animações simples, e tem a opção de assinalar pixels transparentes. Adobe Photoshop e ImageReady e o Macromedia Fireworks exportam GIFs otimizados automaticamente.

Gramatura - Massa do papel por metro quadrado de superfície, expressa em gramas. Quanto mais alto o valor da gramatura, mais denso e/ou grosso é o papel. Usa-se baixas gramaturas no miolo de livros ou revistas e altas gramaturas em capas, folhetos, calendários e demais materiais que exijam alta resistência externa.

Granulação - Aparência "arenosa" de uma imagem de negativo, slide ou impresso, resultante da distribuição irregular dos grãos de prata que se aglomeram durante a revelação do filme. Ampliações muito grandes podem - evidenciar essa tendência mesmo em cromos considerados ótimos. Quanto maior a sensibilidade do filme, maior a facilidade de acontecer a granulação. Pode ser causada também por ajustes da exposição ("puxada"), revelação, características de contraste, superfície do suporte, estrutura da emulsão.

Grão - Microdepósito de prata metálica, sensível à luz e formador da imagem fotográfica. O grão individual nunca é visível, mesmo numa ampliação, mas a sua distribuição dentro da emulsão causa superposições ou aglomerações que podem resultar em granulação na imagem final.

Graphics tablet (mesa digitalizadora) - Dispositivo utilizado em substituição ao mouse para desenho no computador. É uma superfície sensível na qual é possível "desenhar" com uma caneta especial. Usando-se o software apropriado (Painter ou Photoshop), é possível simular infinitos tipos de pincéis; a sensibilidade à pressão na caneta pode (ou não) alterar as propriedades do traço em tempo real.

Grayscale - Imagem bitmap em tons de cinza, geralmente um canal de 8 bits (256 tons).

Greek text (texto grego) - Recurso dos programas de paginação, quase em desuso, de substituir na tela os textos com caracteres muito pequenos por uma área uniforme cinza, acelerando a visualização.

Grid (grade) - Quadriculado, visível ou não na tela, utilizado para facilitar o alinhamento e posicionamento de objetos em programas de DTP.

H

Heliográfica - Cópia fotossensível azulada, revelada por processo térmico ou por exposição a vapores de amônia. Serve como prova para revisão. Também chamada de cianográfica.

Histograma - Gráfico que mostra a distribuição da quantidade de pixels da imagem em cada nível de tom desde o preto até o branco. Útil para determinar a distribuição precisa das tintas pela imagem e forçar os pontos de branco e de preto da imagem a coincidir com os extremos da escala de brilho (ajuste de níveis ou Levels).

HPGL (Hewlett-Packard Graphics Language) - Formato de arquivo vetorial utilizado por plotters padrão HP.

HSL - Espaço de cor cujas variáveis são a porcentagem da transmissão de luz (L = Lightness), saturação (S = Saturation) e matiz (H = Hue). É útil para selecionar cores ao criar um trabalho artístico, mas é impreciso demais para usar como sistema de coordenadas absolutas.

I

Imagesetter - Nome genérico dos equipamentos usados para produção de fotolitos a partir da rasterização de arquivos eletrônicos.

Imposição - Recurso para justaposição de páginas que permite a geração de fotolitos de acordo com o traçado estabelecido pela gráfica, eliminando o trabalho de montagem manual e reduzindo o tempo de gráfica. Para utilizar o serviço de imposição eletrônica, o usuário deve fechar o arquivo com os parâmetros estabelecidos pelo bureau e fornecer o traçado para a montagem do material de acordo com as especificações fornecidas pela gráfica.

Impressora - Pode ter o sentido de "máquina que produz o impresso na gráfica" ou de "aparelho de pequeno porte para produzir provas na redação".

Infográfico - Ilustração de uso jornalístico ou didático que combina textos com mapas, gráficos, tabelas e diagramas pictográficos.

Interpolação - Mudança - ampliação ou redução - na dimensão de pixels de uma imagem. Na ampliação, são criados pixels extras entre os originalmente existentes; na redução, pixels são eliminados. Existem vários algoritmos (métodos matemáticos) para interpolar uma imagem. O método mais simples, Nearest Neighbor (vizinho mais próximo), simplesmente redistribui e multiplica os pixels da imagem original sem alterar seus valores de cor. É o mais rápido, mas aumenta o aliasing. Os métodos mais complexos - bilinear e bicúbico - recalculam os valores de cor de todos os pixels, usando como base os valores existentes na imagem original. Uma imagem interpolada dessa forma mantém as transições suaves de cor (anti-aliasing) entre os detalhes. Como isso não acrescenta nenhum detalhe ao previamente existente, a interpolação para cima (ampliação) resulta em sensação de perda de foco. Invasão de cor - Deturpação de cor do impresso ou predominância de uma cor sobre um determinado material ou área específica.

Italic (itálico) - O mesmo que grifo ou aldino. Variação de uma fonte em que a letra é inclinada para a direita; foi desenvolvida por tipógrafos italianos no século 15.

J

JPEG (Joint Photographic Experts Group) - Comissão formada pelas entidades ISO, ITU-T e IEC, que originou o padrão universal de mídia digital com o mesmo nome. Estabelecido em 1991, ele foi projetado para comprimir imagens naturais coloridas e monocromáticas. Dependendo do fator de qualidade adotado, as compressões deterioram visivelmente a imagem, mas a degradação em fatores de compressão mais altos são imperceptíveis. Essa compressão só não é recomendada para imagens com fundos em degradês puros.

K

Kerning - Ajuste de espaçamento entre pares específicos de letras que normalmente teriam espaçamentos incoerentes com o restante da fonte. Exemplo de par de letras que necessita kerning positivo (distanciando): RA. Exemplo de par de letras que necessita kerning negativo (aproximando): To. A informação de quais pares de letras precisam de kerning e em que intensidade pode ser programada dentro da fonte, mas nem todos os softwares a utilizam, obrigando a fazer correções manuais.

Keyness - Descrição dos valores tonais em uma imagem. É a distribuição de densidades entre as altas luzes e as baixas luzes. Se a imagem é constituída predominantemente por altas luzes, ela é chamada de high key. Se a predominância for de áreas escuras, é chamada de low key. Se é formada por quantidades mistas de altas luzes, meias-tintas e sombras, é descrita como normal key.

Knockout - Efeito oposto ao overprint (sobreposição). Consiste em "vazar" as áreas em que objetos se interceptam, criando uma reserva. Um texto em branco sobre qualquer outro fundo produzirá um efeito característico de knockout.


L

Lab - Espaço de cor cujas variáveis são a luminância (L), o eixo de matizes complementares vermelho-verde (a) e o eixo azul-amarelo ( B). Imitando as características físicas da visão humana, o Lab também tem o gamut mais extenso dentre todos os espaços de cor usados para descrever imagens digitalmente, e por isso é usado internamente pelo Photoshop para converter imagens entre todos os demais. Pode-se trabalhar em Lab, mas como a representação de imagens na tela (sempre em RGB) é incapaz de mostrar todas as cores possíveis no modo Lab, os resultados não são confiáveis. Não confunda Lab com L*a*b, que é a abstração matemática do espaço de cor.

Landscape (paisagem) - Orientação de página que tem a altura menor que a largura, em oposição a Portrait. Conhecida também por wide ou "página deitada".

Layer - Em bitmaps, é uma "camada" de imagem, à maneira de folhas de acetato pintadas. Cada camada pode ser, em relação ao que está debaixo dela, opaca ou transparente, e pode alterar suas cores como um efeito especial dinâmico. A manipulação de imagens no Photoshop quase sempre envolve trabalho com layers.

LCD (Liquid Crystal Display; tela de cristal líquido) - Tecnologia de monitor usada nos laptops e, mais recentemente, também em computadores de mesa. É baseada numa matriz de "pixels" fixos, acionados individualmente por sinais elétricos e iluminados por trás. Essa tecnologia existe há muito tempo, mas somente agora a qualidade de reprodução de cores do LCD se equiparou à dos tubos de imagem (CRT).

Ligatura - Em uma fonte, é a parte de um tipo que se encaixa no seguinte. Muitas fontes incluem caracteres especiais com grupos de letras frequentemente ligadas, como ? e ?. Algumas famílias de fontes contêm versões "Expert" com ligaturas adicionais.

Lineatura - Número de linhas de pontos de retícula por unidade de medida. Usado para específicar resolução de equipamentos eletrônicos no processamento de imagens. Pode ser LPI (linhas por polegadas) ou LPC (linhas por centímetro). Varia conforme a qualidade pretendida do trabalho, características da tinta e do papel etc. Normalmente, a divisão da resolução de saída pela lineatura deve resultar em um número que, elevado ao quadrado, produzirá a quantidade de etapas (steps) de gradientes máxima que o dispositivo pode gerar.

Linha-Base - Uma linha imaginária sobre a qual se posicionam os caracteres de uma determinada fonte.

Linotipo - Sistema de composição tipográfica criado no final do século 19. Os textos são digitados linha a linha em um teclado, e os tipos correspondentes são fundidos em uma liga de chumbo, antimônio e estanho, a partir de moldes permanentes da fonte.

Litografia - Técnica de impressão planográfica, isto é, que não se baseia no relevo da superfície de impressão para transmitir a tinta ao papel, e sim nas propriedades mutuamente repulsivas da tinta à base de óleo e da água, usada para isolar as áreas a não serem entintadas. Foi inventada na Alemanha por Alois Senefelder, em 1798.

Logotipo - Conjunto de letras especiais que caracterizam uma marca comercial. Quando acompanhado por um símbolo identificador, é denominado logomarca.

Lombada - Dorso da publicação, onde se encontram os grampos, colagens ou costuras. A lombada quadrada e a canoa constituem exemplos.

Luminância - Atributo que diz respeito à quantidade de branco/cinza/preto percebido em um objeto.

LZW (Lempel-Ziv-Welsh) - Algoritmo (método matemático) de codificação e compressão de dados. É semelhante à codificação de Huffman, no qual as repetidas sequências de zeros e uns são substituídas em um dicionário por um símbolo correspondente. O LZW é utilizado na compressão sem perda de qualidade em imagens TIFF e nos formatos de compressão ZIP e SIT.

M

Mancha - Espaço padrão ocupado pelas colunas de texto numa publicação.

Marca ou linha d'água - Relevo de superfície estampado no papel usado em impressos de segurança (papel-moeda, documentos etc.), para dificultar a falsificação.

Marcas de corte - Linhas espalhadas ao redor do trabalho que indicam onde serão feitos os cortes (linhas contínuas) e dobras/vincos (linhas tracejadas). Em alguns casos, são impressas em todas as cores para marcar também o registro, mas podem ser feitas apenas no preto, pois o trabalho só será refilado/vincado/microserrilhado após sua total impressão.

Meio-tom - Em uma retícula, é a redução da imagem original de tom contínuo aos micropontos, que variam proporcionalmente em tamanho, forma e número por área. Quando impressos, esses pontos são "reunidos" pelos nossos olhos e restauram a visão dos tons originais. Em termos de tons contínuos, meio-tom pode ser considerado como o intervalo de valores tonais de cores entre os 25% das altas luzes até os 75% do início da área de sombra.

Miolo - Interior de uma publicação impressa, em oposição à capa.

Mock-up ("boneco") - Maquete de um produto, utilizado exclusivamente para produção fotográfica. Pode ser em escala ampliada ou reduzida; produtos muito pequenos, por exemplo, são "recriados" em tamanho maior.

Moiré (pronuncia-se moarrê ou moarê) - Padrão de interferência criado pela justaposição de duas ou mais estruturas geometricamente regulares e repetitivas. Quando ocorre entre retículas de impressão, causa um efeito visual de "ondas" ou "ilhas" onde se esperaria uma cor chapada. Um efeito similar pode ocorrer na reprodução policromática de meio-tom, devido a ângulos incorretos da retícula ou deficiência nas tintas. Nas tintas CMYK, por vezes troca-se a angulação do preto (45°) com a do magenta (75°), em função de o filme do preto usualmente conter menos informação visual que o magenta, e com isso também aproximar o ângulo do preto do ângulo do amarelo (15°), que é a tinta que contém menos informação de detalhe e por tal é a que menos tende a gerar moiré.

Monitor - Dispositivo de saída visual do computador. Pode ser CRT ou LCD. MM (Multiple Master) - Tecnologia de fontes da Adobe que é capaz de criar infinitas variações de peso (somente em fontes especialmente desenvolvidas para esse fim).

N

Negativo - imagem reversa de outra. Geralmente refere-se ao tipo mais popular de filme fotográfico.

O

OCR (optical character recognition; reconhecimento óptico de caracteres) - Conversão automática, via software, de um texto escaneado em um arquivo de texto correspondente.

Offset - Sistema de impressão litográfica indireta; o papel não entra em contato com matriz, mas com uma superfície intermediária de transferência de tinta. A matriz (chapa de zinco gravada fotograficamente a partir do fotolito) é presa em volta de um cilindro e entintada. A imagem é capturada por um cilindro de borracha que, por sua vez, a transfere ao papel. Utiliza tinta gordurosa e pastosa, com fôrmas metálicas e planográficas. É o sistema de impressão em larga escala mais versátil, permitindo a impressão em plásticos, metais, papelão e até mesmo pano. O sistema foi criado em 1900, por Rubel Ira.

Olho - Área vazada dentro de um tipo, conforme ocorre nas letras a, o, e.

OpenType - Padrão de fontes universal da Adobe e Microsoft, que funde as características dos padrões PostScript e TrueType nas plataformas Mac e Windows. Utiliza um código híbrido compacto, permitindo que os mesmos arquivos sejam usados em Macs ou PCs sem nenhum tipo de conversão. É baseado em Unicode (tabela universal com uma identificação global e fixa para cada caractere) e Glyph (extensão para símbolos, expressões e caracteres especiais), e armazena 16 bits de informação (máximo de 65535 caracteres) em lugar dos 8 bits (256 caracteres) dos outros formatos. As fontes são totalmente portáveis, mas possuem uma assinatura digital do proprietário; ele controla a sua utilização por outras pessoas (apenas visualização, impressão ou instalação).

OPI (Open Prepress Interface; Interface Aberta de Pré-Impressão) - Recurso desenvolvido pela Aldus (empresa incorporada pela Adobe e Macromedia). O bureau arquiva em seu servidor as imagens de alta resolução e envia ao cliente versões correspondentes em baixa resolução. No processo de geração de filmes, as imagens de baixa resolução são automaticamente trocadas pelas de alta resolução no servidor de OPI. Foi superado pelo aumento do poder de processamento e armazenamento dos computadores e com a crescente prática de tratar as imagens em paralelo com a diagramação.

Órfã - Última linha de um parágrafo que vai parar em outra coluna. É um defeito estético que deve ser evitado.

Overprint - Sobreposição de tintas correspondentes a objetos diferentes. O contrário de knockout.


Fonte: Terra - Macmania

Anonymous

Bom post Bruninha, apesar de faltar algumas coisas