Porquê o simbolo do Linux é um pinguim?

Started by Skayler, 18 de June , 2006, 02:14:50 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Skayler

Em meados de 1996, na lista de discussão do Linux, o assunto era a criação de um logo...

Em meados de 1996, na lista de discussão do Linux, o assunto era a criação de um logo ou mascote para o Linux. Foram muitas as sugestões, algumas envolvendo paródias de logos de outros sistemas operacionais ou eram animais fortes e ferozes tais como tubarões ou águias. Em algum momento, Linus Torvalds mencionou que era afeiçoado por pingüins e então o debate se encerrou. Depois de diversas tentativas de desenhar pingüins em várias poses, alguém sugeriu que fosse adotado um pingüim forte segurando o mundo. O trecho a seguir é uma cópia do e-mail de Linus em resposta aos esforços em se produzir tal imagem:

Re: Protótipo do Logo do Linux. Linus Torvalds (torvalds@cs.helsink.fi) 12 May 1996 09:39:19

Não tenho nada a acrescentar, eu gosto de pingüins. Quando eu estava em Canberra alguns anos atrás, fomos a um Zoológico local e lá havia um pingüim feroz que me mordeu e me infectou com uma doença chamada Pinguinite. Pinguinite faz você permanecer acordado de noite pensando apenas sobre pinguins. Assim, quando eu pensei em um mascote, a primeira coisa que me veio a cabeça foi um pingüim. Brincadeira... Sim eu fui mordido por um pingüim, mas ele não era realmente feroz. Era um pingüim pigmeu de aproximadamente 6 polegadas que me deu uma tímida mordidela no dedo, acho que pensou que meu dedo era um peixe pequeno ou algo parecido. A respeito por que do uso do pingüim como logo? Nenhuma razão boa, realmente. A associação é que conta. Eu posso pensar em pingüins de vários tipos. Ter um pingüim como logo, dá mais liberdade para quem quer usar o Linux do que associado a um logo específico, como um triângulo ou uma coisa abstrata. Usar algo como um pingüim dá ao povo a possibilidade de fazer modificações que ainda não foram feitas de acordo com o que você quiser. Assim você pode ter um pingüim vivo, real com uma característica pessoal por exemplo, e as pessoas começarão a associação. Ou você pode ter um pingüim que faça algo específico, como um pingüim digitando no Word Perfect para o desenho da capa do CD do Word Perfect para Linux. O que você quiser, o pingüim pode fazer. Agora compare isso à um logo mais abstrato, como o logo do Windows. Você não pode realmente fazer muita coisa com ele, ele apenas é!

Após ler esses e-mails, Larry Ewing, vencedor do concurso de desenho do pingüim, agradeceu à Linus, pois sem esses e-mails, ele estaria tentando fazer um triângulo com o nome Linux escrito dentro dele. Os esboços do pingüim vencedor da competição podem ser vistos em http://isc.tamu.edu/~lewing/linux/

Após o desenho, foi feita outra votação para eleger o nome do pingüim. Depois de nomes como Hommer e Linnie, o nome adotado foi "TUX".

(T)orvalds (U)ni(X)

Existe um Tux real, vivo. Alan Cox, Phil Copeland, Martin Houston, Alun Jones, Richard Hughes, Andrew Pagett, Porter de Nick e Chis Samuel, resolveram patrocinar um pingüim vivo no Zoológico de Bristol (sudoeste da Inglaterra) como presente de aniversário para Linus Torvalds.

Fonte: SlackLife - Comunidade Slackware Linux do Brasil ->  ;)
Away

slul

td mentira isso...

é pinguim porque pinguim não é pato!

hahahha

zuera =P

parabens pelo post nao sabia dessa historai do pq do pinguim e tbm nao sabia o pq do nome

vlw

Anonymous

J.spY

Para mim era algo relacionado à liberdade.

[]'s

"...É melhor ficar calado deixando que todos pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar a menor dúvida®..."

slul

Quote from: "J.spY"Para mim era algo relacionado à liberdade.

[]'s

Mas a liberdade está intimamente ligada aos passaros que voam e nesse seu ato a demonstram...

Pinguim não voa!

:)

abraço J

nibbles

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

d3rf

Ae, vamos parar de zoeira ... o sujeito em o e-mail do Linus ...

Será q dá para mandar uma seing para ele ? Hehehe

To brincando ...

Ótima história, e por sinal o Tux é um mascote e tanto, melhor do q o FreeBSD e lógico do q do Windows

J.spY

Quote from: "slul"
Quote from: "J.spY"Para mim era algo relacionado à liberdade.

[]'s

Mas a liberdade está intimamente ligada aos passaros que voam e nesse seu ato a demonstram...

Pinguim não voa!

:D

Nadar também é significado de liberdade, concordo com você nibbous :)

[]'s

"...É melhor ficar calado deixando que todos pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar a menor dúvida®..."