Decifrando o blá blá blá do VoIP

Started by slul, 19 de June , 2006, 10:41:26 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

slul

É comum hoje ver artigos sobre VoIP em revistas não especializadas. Recentemente VoIP foi abordado na Veja e na Folha de São Paulo. Infelizmente as abreviações que são comuns na informática impedem que muitos entendam o real significado das coisas. Bom VoIP é a abreviação de voz sobre o protocolo da Internet. Nossos filhos ouvem música pela Internet há anos e acho que ninguém se importou muito com isto, mas a tecnologia do VoIP é praticamente a mesma coisa, só que em duas direções com um programa que simula o tocar do telefone, a numeração e outros detalhes que podemos chamar de sinalização.
Antes do estouro da bolha da Internet, fato que ficou marcado pela grande queda das bolsas, havia uma expectativa que a Internet mudaria tudo, que era o novo Eldorado. Exageros à parte, a Internet está cumprindo a promessa e estamos tendo uma mudança muito rápida em diversos setores e a área de telefonia é uma delas.
Uma pergunta que pode estar na mente do leitor: "o que é que eu tenho com isso". A resposta simples é "a sua conta telefônica"
Posso afirmar que as ligações de longa distância entre médias e grandes empresas em um futuro próximo deixarão de existir. As centrais telefônicas vão se localizar na Internet e as chamadas serão direcionadas naturalmente por fora das operadoras de telefonia via Internet.
E o que acontece com as companhias telefônicas? Ao contrário do que muita gente pensa, as companhias telefônicas continuarão sendo muito lucrativas. O mercado de banda-larga tem um potencial imenso a ser explorado e quem não tiver banda-larga (apenas 13% das residências no Brasil tem computador) vai continuar usando os serviços de DDD e DDI. Está na hora das companhias telefônicas "surfarem" a onda do VoIP. Elas podem oferecer um enorme conjunto de serviços baseados nesta tecnologia. Por exemplo, você pode receber uma ligação em seu telefone comum. Se não estiver disponível redirecionar para o seu telefone IP (dentro do seu microcomputador pela Internet). Se não estiver no telefone IP ser direcionado para o celular, e por fim se não atender no celular, permitir a pessoa que está chamando deixar uma mensagem gravada que vai ser direcionada para o seu correio eletrônico. Isto pode ser oferecido pela sua companhia telefônica hoje, equipamentos para isto estão disponíveis. As primeiras operadoras VoIP estão aí e estão permitindo que você tenha um telefone em qualquer cidade do país e que possa levá-lo para diversos lugares do mundo com custo reduzido. O software Skype permite em alguns casos ligações de longa distância com preço abaixo das ligações locais. A GVT, Vonage, Transit, FreeWorldDialup, são exemplos destas novas operadoras.
Estamos vendo hoje o crescimento rápido da massa crítica de VoIP. No futuro quem não tiver uma central de telefonia VoIP que permita que seus parceiros liguem diretamente pela Internet, estará em posição de desvantagem pois vão impor um custo adicional à seus clientes. Isso tudo terá um impacto muito grande no dia-a-dia das empresas, reduzindo as contas telefônicas, permitindo uma comunicação com voz e vídeo e facilitando a mobilidade dos usuários e a criação de escritórios móveis. O trabalho em casa vai se beneficiar largamente desta tecnologia e espero que no futuro as pessoas troquem a estrada convencional com seu monóxido de carbono, buzinas e acidentes pela via digital, limpa, rápida, ecológica e segura. Com o preço do petróleo chegando aos US$ 58,00 o barril é hora de inovar.


Fonte:http://www.voffice.com.br/
Autor:Flávio Eduardo Gonçalves