O Linux, a Internet e a globalização.

Started by slul, 19 de June , 2006, 10:43:48 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

slul

Três notícias velhas, mas com novas conseqüências. A indústria de software está passando por mudanças rápidas desde que o fenômeno da Internet, o software de código aberto (software livre), atingiu massa crítica. Só no site www.sourceforge.net existem cerca de 99.000 projetos com 1.050.000 usuários e programadores envolvidos. Isto quer dizer, que há mais pessoas envolvidas com software livre do que somando os três maiores desenvolvedores de software juntos. A escala de desenvolvimento é global e os testes destes projetos ocorrem ao redor do mundo em diferentes linguagens, culturas e formas de organização jurídica, tributária e social.
No último evento de voz sobre IP em San Jose – CA existiam mais de 60 estandes com novidade em telefonia avançada baseada em IP. Destes estandes, sobressaiam a Cisco Systems, líder de mercado e a Microsoft, só que com menos de 5% da área de exposição. O que chamou a atenção é que os outros fabricantes estavam apenas personalizando software livre. Ou seja, cerca de 80% software livre e 20% software próprio (personalização). É importante que isto sirva de alerta à indústria de software em SC. As empresas, à exceção das grandes companhias multinacionais, estão partindo de uma base de software aberto e criando suas soluções sobre software livre. Mesmo empresas como a Novell Inc, tradicional líder na área de sistemas operacionais de redes com faturamento superior à US$1Bilhão, desistiram de continuar desenvolvendo o software básico e adotaram o software livre agregando valor através de gerenciamento, personalização, suporte e treinamento.
Uma boa notícia é que algumas empresas no Brasil pegaram carona nesta idéia e estão hoje provendo software de excelente qualidade a um preço razoável. É hora de prestar atenção no software produzido no Brasil e principalmente naquele baseado em código aberto. Este software já foi em boa parte testado e isso reduz drasticamente os custos de desenvolvimento e este benefício acaba chegando ao consumidor.
Para quem está pensando em começar um projeto do zero, pense duas vezes, dê uma olhada no www.sourceforge.net, é provável que parte do seu projeto já esteja lá. Mesmo que você tenha que doar boa parte do software como código aberto, em uma economia globalizada o pouco que fica, tem escala global. Quem não usar software livre ou não tiver um orçamento de multinacional, vai ter muita dificuldade no futuro próximo de atingir escala global. A barreira da língua ainda protege um pouco a indústria nacional de software, mas por quanto tempo?

Flávio Eduardo Gonçalves
http://www.voffice.com.br/