Vale a pena usar dois antivírus?

Started by ÐarkSpawn, 14 de September , 2006, 08:43:02 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Ðark$pawn

"Gostaria de saber se posso ter mais de um antivirus, se isso causaria conflitos ou transtornos, já que não podemos ter 100% de segurança com apenas um."

É necessário deixar claro que estamos falando apenas de antivírus (AVG, McAfee, Norton, avast!, etc) e não de anti-spywares (como Ad-Aware, Spybot S&D, etc). São classes diferentes de programas e, muitas vezes, você pode querer um antivírus e um anti-spyware ou até mesmo dois anti-spywares. Com antivírus, o correto é ter apenas um software instalado na máquina.

O primeiro problema que aparece com o uso de dois antivírus no computador é a diminuição de performance. E, embora ambos os softwares estejam rodando e utilizando mais recursos do seu PC, você não estará recebendo o dobro da proteção. Isso porque os antivírus terão o registro do mesmo vírus, ou seja, um antivírus ficará rodando na maioria do tempo para nada. Só nos casos em que um antivírus falhar e não detectar a praga é que o outro será útil. Em outras palavras, ter dois antivírus no PC não vale a pena.

Também poderão ocorrer conflitos entre os softwares, dependendo quais forem os programas utilizados. O problema mais comum é que um antivírus detecte a quarentena do outro: o antivírus X detectará a quarentena do Y e moverá os arquivos infectados para a sua; quando o Y for executado, ele detectará a quarentena do X e a história se repete. Outro problema que pode ocorrer é de um antivírus travar o arquivo que foi detectado pelo outro, o que não permitirá que o arquivo seja limpo ou removido.

Teoricamente, você estará um pouco mais seguro com dois antivírus. Mas, se um antivírus não for suficiente para você manter o micro limpo, dois ou três a mais não resolverão o problema. Isso porque é muito comum que apenas poucos antivírus detectem as pragas mais novas, enquanto as pragas mais antigas são geralmente detectadas por quase todos os softwares. Não existe também um antivírus que sempre esteja a frente dos outros: todos falham, não importa quais você escolher.

É muito melhor tentar proteger o seu PC utilizando um pouco de cuidado, bom senso e práticas de navegação segura do que dois softwares antivírus, visto que o antivírus é a sua última camada de proteção e não deve ser a única, mesmo que a outra camada seja apenas a sua intuição.

Na dúvida sobre um arquivo específico, você pode utilizar os antivírus online VirusTotal e Jotti, que examinam o arquivo em diversos antivírus diferentes. Se você quiser utilizar outros antivírus online, lembre-se de desativar o seu software antes de iniciar o exame. Seja qual for o método preferido, não é necessário ter dois antivírus instalados e rodando na sua máquina para ter a proteção de múltiplos antivírus.

Fonte: Linha Defensiva / Autor: Altieres Rohr

By: DarkSpawn  ;)

Magrinho Loko

Cara, o melhor antivirus é vc mesmo. Não adianta entupir a maquina de tralha, e só vc seguir algumas regrinhas básicas e nunca terá grandes problemas com vírus.

Nunca clicar em links desconhecidos e/ou estranhos. Nunca visitar páginas suspeitas. Enfim um leque de possibilidades que se aplicam em nosso cotidiano.
Saudades do antigo Darkers.

Ðark$pawn

Quote from: "Magrinho Loko"Cara, o melhor antivirus é vc mesmo. Não adianta entupir a maquina de tralha, e só vc seguir algumas regrinhas básicas e nunca terá grandes problemas com vírus.

Nunca clicar em links desconhecidos e/ou estranhos. Nunca visitar páginas suspeitas. Enfim um leque de possibilidades que se aplicam em nosso cotidiano.

Concordo plenamente com vc amigo, deixei o texto apenas para alguns iniciantes perceberem o erro que fazem ao usarem 2 ou mais AV's no sistema... ;)

Anonymous

Quote from: "Magrinho Loko"Cara, o melhor antivirus é vc mesmo. Não adianta entupir a maquina de tralha, e só vc seguir algumas regrinhas básicas e nunca terá grandes problemas com vírus.

Amigo, vc flw td, naum adianta vc ter 2 ou + antivirus em sua maquina e achar q estah 100% protegido e sair baixando e clikndo em td q ve, o melhor anti-virus eh vc, e eh melhor prevenir de pegar um virus e dps deletar ele, do q remediar, jah q muitas vezes naum ha volta, realmente, eh quase q desnecessário ter 2 antivirus em sua máquina.

Ch1p5

eu usava o Avast, esses dias eu peguei o NOD32 e fiquei na duvida se tirava o Avast!, aew eu pensei bem e com alguns testes vi q o nod da o dobro do Avast! e tirei ele.
muito bom o texto.flw

"Minha impressora está normal, mas não imprime"

vuln

Eu, particularmente, gostei bastante do post. Realmente, você me mostrou algumas coisas que não tinha pensado. Porém, como tudo tem uma exessão, temos que ver que as vezes é melhor o uso de 2 anti-virus. Existem diversas características que constituem um Anti-Vírus. No seu exemplo, você citou, pelo visto, anti-virus muito semelhantes já que seu banco de dados era igual, usava o mesmo método para quarentena e o mesmo procedimento para checagem de vírus. Eu antigamente, ao usar Windows, utilizava dois anti-vírus. Primeiro, por que a performance que minha máquina portava era suficiente para segurar os dois sem trazer problemas para mim e segundo porque um tinha uma qualidade exepcional que era barrar qualquer aplicativo que rode. Qualquer coisa no meu computador que rodasse, podia ser o notepad abrindo, ele segurava e me avisava. Já o outro, nesse ponto era fraquíssimo. A única coisa boa dele, é que ele tinha um banco de dados fenomenal e me avisava constantemente quais pragas eu tinha em meu PC e o modo mais correto para retirá-la. Para mim, isso era uma combinação perfeita mas irá da concepção de cada um.

Não pense que estou desmerecendo seu texto; repito, a qualidade é exepcional. Mas estou mostrando os poréns.

Abraços e parabéns mais uma vez.
"O amor por princípio, a Ordem por base, o progresso por objetivo."