Form aparece devagar

Started by jedi, 21 de September , 2006, 11:38:38 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

jedi

Bem vou mostra como colocar um efeito na janela do form para ele aparecer devagar, assim dando uma personalizada no seu aplicativo.

Vamos la, crie um novo projeto e de 2 cliques no seu form e coloque o seguinte codigo:

form1.height:=0;

A parte "form1" e o nome do seu form, "form1" e o nome do meu formulario.

A parte ".height:=0;" ta mostrando que o seu form vai iniciar com altura 0.

Agora vamos inserir um timer em nosso forumlario de 2 cliques, e colocar o seguinte codigo:

while form1.height<200
 do begin
  form1.height:=height+1;
end;

Lembrando que "form1" e o nome do meu formulario.

"<200" esse e o tamanho total que meu formulario vai atingir, vc pode colocar o tamanho da sua escolha.

Aqui "form1.height:=height+1;" o numero "1" e a velocidade em que ele vai almentando, quanto maior o numero mais rapido ele vai atingir seu tamanho total.

Então e isso espero que tenham gostado, e uma coisa bem simples e facil, alem de dar um efeito bem legal no seu aplicativo.
E pra quem ta iniciando como eu, e bom pra ir praticando ^^

flw..

whit3_sh4rk

[jedi]
Olá... creio que na seguinte parte, esteja errado:

Quote from: "Timer"Errado:
while form1.height<200
 do begin
  form1.height:=height+1;
end;

Correto:
while form1.height<200
 do begin
  form1.height:=form1.height+1;
end;

Não tenho certeza absoluta, to no trampo, ae num tem delphi pra mim testar aqui..

E na parte do Timer, também pode-se modificar o intervalo(Interval) para poder aumentar de X em X segundos.. 1000 = 1seg, 2000 = 2seg, e assim por diante..

Legal a dica, ;)

[]s

jedi

e ae "whit3_sh4rk", entao cara, eu testei tudo e funcionou, mais do seu jeito tbm ta certo.

independente de qual vc use com ou sem "form1" apos o := ele vai funcionar...
^^
flw....
t+

l u b c k e

As duas maneiras estão corretas, pois o compilador da Borland quando se clica sobre o FormX eles abre a "Unit" correspondente e assim "linkara" este Form a Unit, por isso é possível deixar oculto a referência de Form1 neste caso. Mas caso quise-se referênciar outros Form do mesmo projeto, ai sim será necessário referenciar diretamente, escrevendo Form2, Form3 etc. Para escrever este código dentro de um laço de repetição, por exemplo também é necessáro referenciar diretamente o Form a ser acessado.

Espero ter ajudado no esclarecimento....

Até mais...

Contato]

whit3_sh4rk

[jedi]
Então tá tranquilo cara
É que sempre usei citando o form..  ;)

[]s

jedi

Tranquilo...
o bom e que agora ja sei q tem os dois jeitos...^^
e com a explicação do lubcke, fico mais claro

flw..