Jogos [Programação]

Iniciado por KEst, 18 de Novembro , 2006, 08:14:45 AM

tópico anterior - próximo tópico

KEst

Area de Programação, vamaos a perguntas de programação.

Bom como muitos sabem, não sei nada de programação, muito menos de jogos.

Bom sou estudante de Design, e  ja estou mechendo um pouco nesta area.....

Vamos ao que interessa.

Alguem ai sabe qual é o programa,  que é utilizado para fazer jogos como NFS e GTA?

Embora seja uma equipe enorme a destes caras, creio que a quantidade de pessoas para mim não importa.

Eu quero é aprender a começar a programar jogos.

Help!

Campanha Converta-se a Gnu is Not Unix/Linux

DarkGenesis

Programação de games, o único que sei um pouco é o RPG Maker se é que isso pode ser chamado de programar.  :P

Anonymous

o que vou falar aqui talvez n seja novidade para muita gente...

para se programar hoje em dia, é quase um consenso que C/C++ sejam a linguagens mais utilizadas

geralmente as empresas usam o directx ou o opengl como API gráfica de prefrência

existem outras APIS gráficas como o allegro (esse tras tambem input, e som, entre outras 'features'), o SDL(q por sua vez, tem vairos 'add-ons', e dizewm que sua programção eh parecida com OPENgl), esses ultimos multiplataformas

bom o directx eh proprietario da microsoft( o que quer dizer q vc provavelmente vai ter que pagar algo em algum momento ;)

existem tambem engines graficas, como o ogre (www.ogre3d.org), que é um wrapper OPENgl, facilitando a programação

e outras 'engines' como o darkbasic, blitz3d, 3dgamestudio, unrealscript.. mas na maioria dos cassos vc tem q $$ para fazre algo/lançar comercialmente :)

Anonymous

GTA e NFS foram feitos em c++ com quase toda certeza =p

Agora... uma linguagem que tá subindo aos pocos na area de programação de jogos eh o BLITZ BASIC

mas inda faltam muitas funções para ele ser considerado melhor q o c++ em conteúdo.

porem na praticidade, o blitz da d 1000

a linguagem vc se preocupa dps, primero tenta aprende a lógica de programação ... e de preferencia com uma linguagem beeem facil, tipo blitz ou VB... ou pascal(nunk usei mas aconselham)

comecei com c++ e levei uma surra, pq n tinha nenhum tutorial com conteudo organizado...

dai fui pro blitz, e usei como base o livro do maneesh sethi que postaram nu forum(game programming for teens 2nd edition)

to estudando blitz ateh now, pag 228 de 415, mas eu n tenhu mt tempo pra isso.
bom, te aconselho a estuda blitz, pq eh mt facil. o quicky começo com phyton, axo que eh uma boa td.... tenta usa algo que não requira bin logo de cara, como c++, pq vc nunk vai consegui entender, pois os tutoriais são muito mal organizados em questão de conteúdo.

eh oq eu tenho a dizer sobre sua pergunta, qlqr duvida mailto:lucasforevis@msn.com">lucasforevis@msn.com

Anonymous

Caro, "tenta usa algo que não requira bin logo de cara, como c++, pq vc nunk vai consegui entender" com você profetizando deste jeito obviamente você não vai entender mas entender C++ não existe muito segredo e sim, é possivel aprender com auto-didatismo.

Bom sobre a pergunta aos games, posso lhe dizer com toda certeza todo game de playstation2 e 1 até mesmo os de mega-drive, master-system e etc.

todos foram escritos se utilizando da linguagem C/C++/Assembly, o asm seria à aquelas plataformas que requerem manipulação cuidadosa como por exemplo, Game Boy Advance, ou qualquer outro dispostivo onde sua memória de uso seja limitada.

Bom para começar eu sugiro você pegar o sdk SDL, eu inclusive o estou estudando atualmente intercalando com meus outros projetos, afinal também é necessário uma biblioteca gráfica e a SDL me pareceu a melhor até agora pode se pegar como exemplo para games é que alem de ser multiplatorma, grátis alguns games foram desenvolvidos sobre SDL como:

Duke Nukem 3D, Shadow Warrrior, e com algumas partes de sdl também no game Shogo Mobile Armor Divison, não sei se já viram.

Enfim foi usada em jogos comerciais e todos com base em C/C++ que é o que a SDL suporta, pode se colocar plugin para outras .. então aos outros programadores de outras linguagens a SDL não deixara a desejar.

Fica ai a dica...

Segue abaixo as fontes:

Desenvolvimento p/ Dev-C++ ( http://www.libsdl.org/release/SDL-devel ... w32.tar.gz )
Desenvolvimento p/ Vc++      ( http://www.libsdl.org/release/SDL-devel-1.2.11-VC6.zip )

Certo agora outros lugares para encontrar informações !!!

Documentação ( http://www.libsdl.org/cgi/docwiki.cgi/ )
Tutoriais ( http://lazyfooproductions.com/SDL_tutorials/ )

Lembrando que desenvolvimento de game, não basta gostar de games mas também estar ligado as novas informações e estudar outras matérias como:

Física - Elementais, cálculos de peso, gravidade etc...
Matemática - Geometria análitica, probabilidade, fatoriais, estatisticas, fórmulas de gerenciamento

Eu mesmo quando começei a programar foi pelo instinto de desenvolver um game, e ... digamos que até hoje o maximo que fiz foi fazer um bitmap correr em um terreno nada mais ... ai então abandonei a área mas aqueles que se interresam acho muito legal e que tenha sucesso.

Até mais !!!

Ricardo Silva
[]s.

insanity

faça um falcudade especializada nisso, 2 ano e meio de curso ...

KEst

Acho que vou fazer isto ai insanity, mas não tenho idade ainda.

Mas diz ai é particular ou do estado?

Qual é o nome do curso?

Qual seria a especialização?

Campanha Converta-se a Gnu is Not Unix/Linux

Anonymous

Não, faça faculdade meu caro amigo não em área de desenvolvimento está muito recente chama-se graduação em desenvolvimento e design de games, universidade que possui é a anhebi morumbi.. mas meu amigo faça Ciências da Computação ela vai lhe dar todo o embasamento matemático e físico que você necessita para criar sua própria engine de games e muito mais, e também fazendo a Ciência da Computação você pode ganhar dinheiro com outros mercados como, análise de sistemas, e programação comercial ... ser um desenvolvedor de games no brasil é dificil por isso faça em paralelo acredite no que eu digo, programe comercialmente desenvolva uma engine 3d/2d licensie e venda ... mas ganhar somente com desenvolvimento eu ainda acho que somente no futuro.

por isso para garantir não entre de cabeça nos games à tanta coisa mais interresante .. acredite.

Até mais fica ai minha dica, pois Cîências da Computação você vai pegar todo o embasamento que precisa a faculdade vai lhe dar o diploma mias por enquanto não existem mtas softhouse especializadas em games entende tá em evolução espere mais um pouco ai sim faça um curso. acredite o conhecimento está neste endereço - http://www.google.com.br, com ele você vai longe meu amigo .. !

Ricardo Silva
[]s.

Anonymous

o q ricardo falou eh bem verdade, muitas vezes vemos grandes casos de sucesso, mas aqui no Brasil, dá para contar nos dedos as softhouses que vivem disso.. mas sempre lembrando, no mercado a historia eh outra, ainda mais com tanto MMORPG 3d grátis por aí ;), é um investimento de alto risco, que nem toda softhouse está disposta a pagar

mas como ele mesmo disse fazendo uma faculdade de ciencias da computação/engenharia da computação você vai ver muitos tópicos que poderão ser utilizados na criação de jogos