Compartilhamento de Arquivos EFS

Started by mrx, 10 de April , 2007, 01:51:43 PM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

mrx

Primeiramente, Ola, bom, neste tutorial vou mostrar a vocês como o  EFS (Sistema de Criptografia de Arquivos) é utíl para quem é usuário de conta limitada e quer proteger seus arquivos dos administradores locais.

1->O EFS suporta compartilhamento de arquivos entre múltiplos usuários num único arquivo, vou citar um exemplo:

Seu windows tem 5 contas de usuário.

1>user1 ----- admin
2>user2 ----- user limitado
3>user3  ----- admin
4>user4 ----- admin
5>user5 ----- user limitado

Vamos supor que você seje um dos users com conta limitada, assim sendo  o administrador  sempre terá poder de ver seus arquivos, programas instalados (tudo)
E agora..... o que eu posso fazer para que o administrador (es) não bisbilhote meus arquivos pessoais?

Vamos aos passos

>>Vamos criar um arquivo criptografado<<

2-> Clique com o botão direito no seu arquivo e va em propriedades.

3->Avançado

4->Selecione >>criptografar o conteúdo para protejer os dados<<

5->Ok, OK

>>>>>Aviso de criptografia<<<<<<

6->Como queremos criptografar apenas um arquivo, selecionamos criptografar somente o arquivo, OK

(agora se você entrar no windows explorer o nome do arquivo estara verde, indicando que o arquivo esta criptografado)

Agora para adicionarmos as contas que terão acesso ao arquivo, fizemos o seguinte.

7-> Novamente vamos na propriedade do arquivo > avançado, e clicamos em DETALHES e veremos a seguinte tela:

8->Agora para adicionarmos usuário que poderão ver o arquivo criptografado, clicamos em Adicionar, e veremos a seguinte tela:

Pronto, aqui escolhemos os usuários  que terão a permissão de abrir  o arquivo, caso você queira que  ninguem abra-o, somente você, basta deixar apenas seu nome de usuário cadastrado, consequentemente se quiser que admins não vejam, basta adicionar os nomes dos outros usuários, exceto admins.

Algumas observações:

1-Um arquivo não pode ser compactado e criptografado, pois esses atributos são mutuamente excludentes.

2-Se esta tiver sido a primeira vez que o arquivo ou pasta foi criptografado, aparecerá uma caixa de diálogo perguntando se você gostaria de criptografar apenas o arquivo ou toda a pasta.

Bom, este foi meu tutorial a fim de dar mais privacidade a você que tem sua conta limitada no xp (e que não quer que seus irmãos admins abram seus arquivos XD.

Creditos: fatality
Fonte: Forum Invasao

Forte Abraço..  ;)

Voltando a ativa. ;P