Qual a diferença entre Pascal e Delphi?

Iniciado por Anonymous, 21 de Setembro , 2007, 10:39:54 PM

tópico anterior - próximo tópico

Anonymous

Olá, vejo as pessoas falando de Pascal  e Delphi com uma semelhancia muito grande,
gostaria de saber qual a  diferença das duas linguagens...

Abraço.
Gaguinh0.dll

Anonymous

Veja bem,  a base de várias linguagens de programação é o pascal, muitos vão discordar disso, mas é só estudar o pascal como eu estou estudando lá na faculdade que vocês vão entender porque.
Eu dei uma olhada em introdução a JAVA e, pude notar que, a base de tudo é pascal, se não entendes a rotina no pascal, não entendes nem JAVA, nem Delphi, eu acho.

nibbles

não DARK BOMBER
Pascal não é a base de tudo
aliás pascal só serve como uma linguagem de introdução a programação...
uma base extremamente maior é C, java é feito em C por exemplo...

mas agora respondendo a pergunta do xSpynks
Delphi é uma IDE/RAD (uma ferramenta que ajuda na programação)
que utiliza a linguagem Turbo Pascal na geração dos códigos (Turbo Pascal é o Pascal orientado a Objetos)

ou seja, Delphi não é um linguagem, Turbo Pascal o é.

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."
"ENGENHARIA SOCIAL. Porque não existe patch para a ignorância humana."

#phobia

O nibbles explicou a diferença...

Agora, se está em dúvida por onde começar e deseja uma opinião, começe estudando C (não obrigatoriamente, mas é um ótimo conselho/caminho). Depois vá as outras linguagens que lhe chamam mais a atenção! :P

See you!

lcs

Bom eu não concordo em um cara que esteja começando a programar agora pegar C, acho melhor VB que deixa as coisas mais simples,depois vai subindo e por ultimo pega C que é mais puro que outras linguagens ou IDE´s.
Pra que viver sem sentido.

nibbles

"A diversão do inteligente é se fingir de burro para aquele que se finge de inteligente."

lcs

Anonymous

@Darker Bomber

Valeu!

@nibbles

Ah soh, então Delphi é um ambiente integrado para desenvolvimento de software baseado em Turbo Pascal...
Isso era o que eu queria saber, obrigado!

@phobia

Cara, todos mundo fala que é melhor começar em Pascal, pois é uma linguagem que foi orientada para o aprendizado...
E também, porque quando aprende uma nova linguagem, as pessoas tendem a programar como aprendeu com a primeira, e é bom seguir o metódo de programação no pascal (foi o que eu li).
Acho que depois de pascal - que já estou estudando, inclusive fiz um software de logica -, irei estudar Perl ou C... depois C#/C++ e JAVA...
Mas obrigado por falar isso, vo ler mais sobre a "primeira linguagem"!

@lcs

Mas VB num é uma IDE? O.o
Pelo que eu sei é uma IDE e não é recomendavel usar, pois acostuma a ela...

Bom, vo continuar estudando PASCAL pelo Turbo Pascal, depois eu vejo o que faço =P...
Valeu pelas respostas!!

lcs

Perai uma IDE não seria um ambiente gráfico para programação? Pelo que sei o VB não é linguagem e sim o "Visual" estou correto, e quanto a se acustumar com algo ai é muito discutivel, usar uma plataforma que faz com que voce economize tempo de desenvolvimento hoje no mercado é essencial, e o VB como o C# atende perfeitamente esses quesitos...

#phobia

Bom, a verdade é que por mais que se pesquise, sempre irás encontrar diferentes opiniões, etc.

Então, que bom que tirou tua dúvida.

Agora quanto a linguagem inicial, continue com suas "pesquisas" e tire suas próprias conclusões.
É o melhor método, pois mesmo com enquetes, artigos, etc, sempre haverá opiniões diferentes! ;)

Abs.

Reeves

Visual Studio é a IDE para se programar em VB
agora..
vc não é visual...
a unica coiza é que a IDE
fornece o básicão como textbox, combox.. layers.. etc.
igualmente o delphi...

aconselho a quem quiser começar
o pascal
pois pega o principio do raciocinio logico
que se deve ter ao programar
^^

mas isso tudo é penas
minha opinião.. claro.
  °vº   NÃO USE DROGAS,
/(_)\  USE GNU/LINUX
^ ^

Anonymous

Citação de: "nibbles"não DARK BOMBER
Pascal não é a base de tudo
aliás pascal só serve como uma linguagem de introdução a programação...
uma base extremamente maior é C, java é feito em C por exemplo...

Esqueci de mensionar: A conclusão que eu tirei não foi minha.
"Segundo os livros de Análise e Desnvolvimento de Sistemas, Portugol (linguagem genérica), depois Pascal, próxima : JAVA - então, pascal é a base para se aprender java, eu não sei para o Delphi .
Mas segundo a faculdade pascal é a primeira linguagem de programação a ser introduzida no estudo do estudante de programação".

nibbles

foi como eu disse.. pascal é uma linguagem acadêmica.. ela foi feita de fato para introduzir a lógica de programação a um estudante de forma prática.
mas isso não a faz base de tudo
talvez a base do aprendizado, não mais que isso..

e faculdades diferem no ensino.. a minha antes ensinava pascal primeiro, mas agora tiraram ela e ensinam C como a primeira linguagem.. tiraram pascal por ela ser inútil e para colocar outra linguagem lá no final do curso, o tempo é muito contado..

resumindo, pascal é para aprendizado, C é para o mundo real.

OnlyOne

pascal nao e base para se aprender nada , eu comecei a programar em C , o  q vc tem q aprender e logica de programaçao e pra isso nao importa  a linguagem q vc usa
No céu toca Joy Division

NetKiler

Citação de: "OnlyOne"pascal nao e base para se aprender nada , eu comecei a programar em C , o  q vc tem q aprender e logica de programaçao e pra isso nao importa  a linguagem q vc usa

Isso, não importa a linguagem que vc comece, vc tem q aprender é a logica de programação  ;D.