Leopard é mais rápido e fácil que o Vista

Started by Patrijosa, 06 de November , 2007, 11:35:06 AM

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Patrijosa

A evolução do Sistema Operativo da Apple não é revolucionário, mas bate4 o da Microsoft!

O Mac está de vento em popa. Os computadores Macintoch, da Apple, sempre elogiados mas nunca campeões de vendas, têm ganho popularidade nos últimos anos. As suas vendas cresceram muito mais que o mercado de computadores em geral, especialmente nos Estados Unidos. Os portáteis Mac têm agora perto de 20% do mercado americano de vendas a particulares, segundo certos critérios. Já houve tempo em que pareciam presos a um crescimento abaixo de 5%.

Há vários motivos para isso, entre eles os problemas de segurança da plataforma Windows, que domina o mercado. Há também um certo efeito contagiante devido ao sucesso dos leitores de música iPod, da Apple, e do facto de agora os Macs poderem correr programas Windows, além do sucesso da rede de lojas próprias da Apple.

Mas um factor fundamental tem sido o sistema operacional dos Macs, chamado OS X, que saiu em 2001. Provou ser tão poderoso e versátil para os utilizadores comuns quanto o Windows, mas mais seguro e fácil de usar. E a Apple tem actualizado o OS X muito mais rapidamente do que a Microsoft modernizou o seu Windows, com actualizações a cada ano e meio, mais ou menos. A nova versão do Windows, o Vista, levou mais de cinco anos a sair.

Na semana passada, a Apple lançou mais uma versão do OS X, chamada Leopard, para substituir a actual, conhecida como Tiger. Tenho estado a testar o Leopard e, embora seja um lançamento evolucionário, e não revolucionário, acredito que aumenta a vantagem de qualidade da Apple sobre o Windows. Na minha opinião, o Leopard é melhor e mais rápido do que o Vista, com funções novas que tornam o Mac ainda mais fácil de usar.

O Leopard já vem instalado em todos os novos Macs e pode ser comprado nos Estados Unidos por USD 129 dólares  como actualização para os Mac com até seis anos de idade, conforme a configuração. Ao contrário do Vista, que é vendido para upgrades em várias versões, só há uma versão do Leopard. Ela tem todas as funções, desde as voltadas para principiantes até às destinadas a utilizadores experientes.

Para mim, as funções mais interessantes são uma nova chamada Time Machine, que faz backup automático de todo o computador sem o vermos; dois novos métodos de ver rapidamente o conteúdo de arquivos sem abrir nenhum programa; e novas técnicas que dão acesso, e controlo à distância, a arquivos em outros computadores que estejam em rede ou pela Internet, com poucos cliques e sem ser necessário conhecimento técnico.

O backup automático levou a noite toda da primeira vez, mas a partir daí acontece de hora a hora, e eu nem notei. Os arquivos são gravados num disco rígido externo. Para recuperar algo que foi apagado, basta clicar no ícone Time Machine e vêem-se as pastas de arquivos, e-mail, agenda e fotos. Com alguns cliques, chega-se à última versão em que o arquivo que se procura existiu. Também dá para restaurar de uma vez todo o disco rígido.

Além disso, o software gratuito da Apple para correr Windows no Mac, chamado Boot Camp, que era preciso baixar on-line e instalar, agora vem embutido no sistema operacional. Nos meus testes, o programa Fusion para correr software Windows e Mac simultaneamente continua a funcionar bem no Leopard.

Observei alguns problemas, mas pequenos. A barra de menu agora é translúcida, o que pode tornar difícil de ver os itens que ela contém se o papel de parede for escuro no cimo. Os novos ícones de pastas são menos atraentes que os do Vista ou dos predecessores no Mac. Embora a Time Machine possa fazer backups em rede, eles são sempre gravados num disco rígido ligado a um Mac que tenha o Leopard.

Embora a Apple diga que o novo sistema tem mais de 300 novas funções, não há nada na lista que possa ser considerado uma grande novidade. Algumas funções do Leopard são peculiares, mas muitas outras - como a de backup automático e visualização rápida de arquivos - já existem em Windows e Mac via programas de terceiros eou enterradas no sistema operacional. O Leopard tornou-as fáceis de achar e de usar.

Quando fiz o upgrade do meu iMac pessoal para o Leopard, o processo levou menos de uma hora e, quando terminei, todos os meus programas funcionaram bem e com rapidez. Ainda consegui rodar o Windows XP via Fusion. Na verdade, todos os programas funcionaram bem, sem exibir os problemas de compatibilidade que continuam a infestar o Vista.

A nova versão do Sistema Operacional da Apple não é uma aquisição obrigatória   para quem já tem um Mac, mas acrescenta-lhe muito valor. Para quem vai sair do Windows e comprar o seu primeiro Mac, o Leopard torna a troca ainda mais atraente.
-------------------------------------
Fonte: Wall Street Journal
Walter S. Mossberg
Sou o que nada sou!